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- Avaliação dos contributos do neuromarketing na gestão da marcaPublication . Correia, Marisa Sebastião Cabral; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio BorgesO grande desenvolvimento nos campos da tecnologia e da informação, e a progressiva globalização do mercado, verificados ao longo das últimas décadas, tem levado ao um crescente interesse das empresas em melhor compreender o comportamento dos consumidores. No âmbito do marketing, esta tendência tem tentado adquirir uma melhor compreensão sobre as razões que levam os consumidores a preferir determinados produtos e marcas em relação a outros, podendo, assim, desenvolver produtos e serviços que sejam não só mais adequados às necessidades dos consumidores, mas que, também, lhes sejam mais apelativos. Este interesse, sobre o comportamento dos consumidores, levou à elaboração da presente dissertação, abordando um dos mais recentes campos de estudo: o neuromarketing, que combina a neurociência e o marketing. O neuromarketing prendesse com o estudo da mente do consumidor, a fim de melhor compreender as suas preferências e necessidades. Encontrar o chamado "botão de compra" do consumidor tem suscitado questões no campo da ética, bem como em relação à capacidade do neuromarketing estabelecer o grau de sucesso comercial de determinados produtos, serviços e marcas. Neste trabalho, optou-se por uma abordagem metodológica distinta dos demais estudos de neuromarketing, com vista a averiguar a possibilidade de se aferir, com recurso a um método mais económico e acessível, as componentes de marketing avaliadas nos estudos tradicionais de neuromarketing. Esta abordagem tem reflexo nos resultados, não sendo as conclusões obtidas passíveis de serem generalizadas. No entanto, esta limitação poderá servir de ponto de partida para um estudo mais detalhado sobre os contributos do neuromarketing para a gestão de marca.
- Pharmaceutical marketing and social media : a facebook, twitter and youtube analysisPublication . Costa, Tiago Filipe Tavares; Tiago, Maria Teresa BorgesCom o aumento da importância dada aos social media pelo mundo empresarial, os decisores estão cada vez mais interessados nesta temática. As plataformas online como o Facebook, Twitter e YouTube fazem, hoje em dia, parte das estratégias comunicacionais das empresas, provocando um diálogo entre os marketers e os utilizadores/consumidores. Embora estas estratégias comunicacionais estejam a ser usadas na indústria farmacêutica, esta indústria, e especialmente o seu departamento de marketing, encontra-se sob altas pressões regulamentares devido à natureza do seu negócio que podem suprimir a adesão rápida aos social media. Também devido à falta de regulação oficial e específica dirigida para os social media, torna-se difícil, ao nível do marketing farmacêutico, delinear uma estratégia comunicacional nesta área. Esta investigação tem como objetivo avaliar a presença da indústria farmacêutica nos social media, nomeadamente no Facebook, Twitter e YouTube, e ao mesmo tempo caracterizar as diferentes estratégias para o engagement digital. De forma a concretizar esta investigação foi desenvolvida uma abordagem metodológica específica e um modelo concetual que permitiu avaliar a presença nos social media selecionados, das principais 20 das empresas farmacêuticas a nível mundial. Este trabalho incluiu uma análise descritiva das plataformas usadas por cada empresa farmacêutica, bem como uma análise de clusters seguida de uma caracterização de cada cluster através de uma análise “crosstabs”. Através desta investigação foi possível constatar que nem todas as empresas farmacêuticas estão presentes nos social media e que o nível de adoção de algumas plataformas difere entre elas. Verificou-se, também, que o nível de engagement parece não estar associado à dimensão das empresas e que as estratégias para o engagement digital variam entre plataformas. Esta investigação tenta fornecer uma visão sobre a atuação das empresas farmacêuticas ao nível dos social media e, ao mesmo tempo, contribui com uma metodologia e um modelo base para futuras investigações nesta área. Algumas das limitações encontradas serão trilhos para investigações a desenvolver no futuro.