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- Pesquisa de Listeria monocytogenes em queijos curados e de Salmonella spp. em carnes e derivados : comparação entre o método PCR em tempo real e os respetivos métodos padrãoPublication . Fernandes, Carla Adriana Pereira Martins; Silveira, Maria da Graça Amaral; Bettencourt, Bruno Filipe da SilvaNeste trabalho avaliou-se o desempenho do método alternativo PCR em tempo real na pesquisa de Salmonella spp e de L. monocytogenes, tendo-se utilizado os kits “MicroSeq Salmonella spp Detection” e “MicroSeq Listeria monocytogens Detection” da Applied Biosystems para a lise e extração do ADN e comparou-se com os respetivos métodos de referência ISO 6579:2002 e ISO 11290-1:1996 Amendment 1:2004.
- Perceção da flora de uma região : o caso dos alunos da Universidade dos AçoresPublication . Pereira, Maria da Conceição; Silva, Luís Filipe Dias; Moura, Mónica Maria Tavares; Rego, Isabel EstrelaA conservação da biodiversidade é fundamental para a regulação e manutenção dos serviços dos ecossistemas insulares. A biodiversidade constitui o alicerce para a existência de solos férteis, uma agricultura sustentável, florestas de produção equilibradas e disponibilidade de alimentos. Existem atualmente inúmeras pesquisas sobre o estado das espécies e os efeitos nefastos que as espécies introduzidas e invasoras exercem sobre nativas e endémicas. Para além dos aspetos ambientais, a flora tem uma importância económica muito relevante. O presente trabalho pretende avaliar a perceção que os alunos da Universidade dos Açores possuem acerca de alguns aspetos da flora deste arquipélago. Neste sentido, construiu-se um questionário que aborda as seguintes questões de investigação: A – "Que conceito têm os alunos sobre a origem da flora dos Açores (endémica, nativa, introduzida e invasora)?"; B – "Qual a perceção dos alunos em relação à importância da flora para a identidade, tradição e cultura açorianas?"; C – "Qual a perceção dos alunos em relação à importância económica da flora?"; D – "Qual a perceção dos alunos relativamente à importância da flora para a preservação da biodiversidade?" e E – "A perceção dos alunos em relação à flora dos Açores é afetada por fatores sociodemográficos?". O questionário foi aplicado a 309 alunos pertencentes a 14 cursos em diferentes áreas científicas. Os resultados obtidos mostraram que os discentes têm algum conhecimento acerca dos conceitos de espécie endémica, nativa, introduzida e invasora, no entanto não fazem a ligação entre esses conceitos e as espécies da flora. Tanto em termos de cultura e tradição como em termos económicos, os inquiridos têm uma noção das espécies mais marcantes. As culturas agrícolas mais importantes para os discentes são o ananás, o chá e a pastagem e, das espécies florestais apresentadas, a criptoméria, o eucalipto e o pinheiro foram os mais considerados. A paisagem, a preservação das espécies, a proteção dos recursos hídricos e a manutenção da qualidade da água, e a preservação do solo, foram fatores apontados para a importância da flora na preservação da biodiversidade. Por último, as culturas agrícolas de ananás e pastagem e as espécies florestais criptoméria e o eucalipto são indicadas como tendo um impacto ambiental positivo. O género e a área científica do curso foram os fatores sociodemográficos e académicos que mais influenciaram a perceção dos alunos em relação à flora dos Açores. Apesar das várias ações já implementadas pelas entidades competentes, torna-se imperativo dar continuidade a esse trabalho por forma a consciencializar e sensibilizar a população regional, para um conhecimento mais pormenorizado da flora insular e das consequências das suas ações para conservação da biodiversidade dos ecossistemas.
- Matrizes e Quadrados MágicosPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNa sociedade atual, completamente dominada pela constante procura de informação, faz todo o sentido recorrer a formas organizadas de apresentar os dados recolhidos que permitam uma leitura rápida e acessível. As matrizes, pela sua estrutura, possibilitam este tipo de abordagem com vista ao tratamento de uma grande quantidade de informação. (...) Poucas áreas da Matemática sofreram nos últimos 30 anos uma evolução tão significativa como a Teoria de Matrizes. Isto deve-se ao desenvolvimento de computadores cada vez mais potentes do ponto de vista da capacidade computacional, bem como à introdução de métodos matriciais em diferentes áreas de aplicação. Atualmente, a Teoria de Matrizes é utilizada com frequência para modelar muitos fenómenos do mundo real. Mas quando é que surgiu este ramo da Matemática? (...) Embora este ramo da Matemática tenha sido desenvolvido a partir de meados do século XIX, conceitos elementares de matrizes remontam ao período anterior ao nascimento de Cristo, uma vez que os chineses aplicavam métodos matriciais para resolver certos sistemas de equações. Os quadrados mágicos constituem outro exemplo de aplicação rudimentar do conceito de matriz. As lendas sugerem que os quadrados mágicos são originários da China, tendo sido referidos pela primeira vez num manuscrito do tempo do imperador Yu, cerca de 2200 a. C. (...) Em 1514, Albrecht Dürer, conhecido artista da Renascença, pintou um quadro intitulado "Melancolia", onde figura um quadrado mágico, precisamente de ordem 4 (figura 2). De notar que os dois números centrais da última linha do quadrado permitem ler "1514", o ano em que o quadro foi pintado. O leitor pode comprovar que a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada uma das duas diagonais desse quadrado é sempre igual a 34, a constante mágica. Além disso, 34 é a soma dos números dos cantos (16+13+4+1=34) e do quadrado central 2x2 (10+11+6+7=34). (...)