Browsing by Issue Date, starting with "2014-07-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Das experiências de estágio no Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico à promoção da leitura com vista à criação de comunidades leitorasPublication . Moniz, Selma Catarina Botelho; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade realçar a importância de incentivar as crianças desde cedo a lerem, para que se tornem indivíduos cultos e com aptidões para a leitura e, principalmente, sentirem que ler é imprescindível na sua vida. Com a realização deste trabalho, pretendemos perceber e conhecer quais os contributos que o hábito de ler proporciona no desenvolvimento da criança em idade Pré-escolar e em idade escolar, bem como o modo como este instrumento de ensino e aprendizagem promove o desenvolvimento de competências essenciais e transversais. Para além disso, iremos abordar temáticas como o papel da família, do ambiente social no desenvolvimento do gosto pela leitura, a par do papel central da escola – na pessoa do professor/ educador – ao longo de todo este processo. Abordaremos, igualmente, algumas das Necessidades Educativas Especiais que podem dificultar o processo de aprendizagem da leitura e os métodos pedagógicos em que nos baseamos para formular todo este trabalho. Para que tal se pudesse constatar ao longo dos dois estágios realizados, foram desenvolvidas atividades com vista à criação de hábitos de leitura nos alunos, onde concluímos que devem ser utilizadas múltiplas estratégias, com o intuito de favorecer contextos de aprendizagem de identificação, por exemplo, de diferentes tipologias textuais, com recurso a materiais diversos e apelativos, que permitam cativar e prender a atenção dos alunos. Concomitantemente, junto das profissionais de ensino, responsáveis pelos grupos de alunos, com os quais desenvolvemos atividades, recolhemos a suas conceções acerca da importância da realização de atividades educativas de leitura, onde aferimos que valorizam tais práticas, no entanto preconizam, como obstáculos, a falta de recursos. Sendo um documento de natureza teórico-prática, serão ainda apresentados relatos de experiências de práticas educativas, bem como a sua análise reflexiva, referentes à temática do relatório, desenvolvidas nos dois contextos educativos onde se desenvolveu os estágios: Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Significa isto que destacaremos algumas questões relativas ao processo do nosso estágio pedagógico, tais como, os espaços de ensino em que trabalhamos, o ambiente social circundante, o grupo/turma que nos acolheu e as atividades realizadas. Efetuaremos, inicialmente, uma breve reflexão sobre os procedimentos inerentes à lecionação na formação inicial, e uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico.