Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-26"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões: um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Borges, Carolina de Fátima Botelho; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem o intuito de relatar as vivências realizadas pela formanda no decurso do processo de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. Neste documento, procurou-se fundamentar o perfil de desempenho profissional do educador/professor e de algumas macro estratégias adotadas no contexto de prática pedagógica; assim como, aprofundar, quer ao longo do estágio, quer através da realização de dois pequenos estudos, a temática escolhida – a importância do desenvolvimento da motricidade na aprendizagem, contemplando as atividades desenvolvidas nas áreas das expressões. Este documento reúne uma extensiva descrição, análise e reflexão de intervenções que foram desenvolvidas nos dois estágios – Pré-escolar e 1º Ciclo. Para um contributo para a temática e para um acréscimo de conhecimento da estagiária, em pleno desenvolvimento pessoal e profissional, foi efetuado um estudo empírico, onde foram recolhidos dados adicionais e que completam o tema pesquisado no relatório. Recolheu-se a opinião de 31 profissionais de educação, e aplicaram-se atividades/provas, especificamente elaboradas para o efeito, a 47 crianças dos 5 aos 8 anos. Face a toda a metodologia adotada, à compilação de dados e análise, pretende-se dar a conhecer quais são os contributos da escola no desenvolvimento da motricidade da criança. Da informação recolhida, depreende-se que são inúmeras as práticas de motricidade realizadas em atividades implementadas nas áreas das expressões e que promovem o desenvolvimento motor geral e fino na criança. Estas práticas, implementadas pelo educador/professor e, por vezes com o apoio de especialistas na expressão e educação físico-motora, assumem cada vez um maior papel na vida das crianças/alunos, nas primeiras idades escolares, sendo um dos principais promotores para o desenvolvimento de competências escolares, sociais e saúde/bem-estar. Relevamos aqui neste documento, o esforço efetuado para refletir os momentos menos favoráveis e potenciar os mais favoráveis, permitindo-me crescer e desenvolver ao longo deste percurso de formação.
- O papel do jogo na aprendizagem e cooperação das crianças na escola : a evolução da educação Pré-Escolar para o ensino do 1º cicloPublication . Lima, Marta Catarina Ledo; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio retrata as situações vividas durante o estágio realizado em dois momentos, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II, disciplinas inseridas no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este documento pretende apresentar, o trabalho realizado ao longo de dois estágios, um efetuado ao nível do Pré-Escolar, realizado na escola EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado e outro ao nível do 1.ºCiclo, efetuado na escola EB1/JI de Livramento, procurando relatar e refletir algumas das intervenções da estagiária. No decorrer das intervenções, foram efetuadas diversas atividades que visaram a promoção de aprendizagens significativas em diferentes domínios, assim como, a maior cooperação entre as crianças/alunos, dando ênfase às experiencias vividas durante a implementação de atividades com jogos. Tivemos como objetivo observar as mudanças de comportamento das crianças/alunos e refletir sobre a intervenção da estagiária nessas ações de prática pedagógica. No sentido de melhorar a qualidade das práticas de ensino-aprendizagem, averiguámos ainda, a opinião de educadores de infância e professores do 1.ºciclo, acerca da importância do jogo no contexto escolar. Evidenciamos, assim, que segundo a perspetiva dos 55 docentes inquiridos, por questionário, o jogo é importante para as crianças, potenciando experiências completas com vista ao desenvolvimento e às aprendizagens da criança. Relativamente à cooperação, nos dados recolhidos, constatamos que não é algo que se constrói logo e já, mas algo que se vai construindo, necessitando de serem promovidas as situações de cooperação em situações educativas. Deste modo, este trabalho procurou descrever, analisar e refletir as opções tomadas ao longo do estágio, refletindo as experiências enriquecedoras, importantes para o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.
- Uma (des)complicada viagem ao mundo dos paradoxosPublication . Martins, Maria do Carmo[...]. Na matemática e na filosofia há muitos exemplos. Obviamente não faremos a separação entre os paradoxos na matemática e na filosofia, pois os maiores filósofos desta área eram também os maiores matemáticos do seu tempo. Sem qualquer intenção de ferir a sensibilidade religiosa do leitor, apresento o famoso paradoxo de Nietzche (1844-1900) da Omnipotência de Deus. [...].
- Learner engagement in the construction of a relevant curriculum: the project RRCPublication . Sousa, FranciscoThe project "Researching for a relevant curriculum" (RRC) started in 2007, when some elementary school teachers from the Azores, Portugal, who were worried about some pupils lack of interest for the curriculum, decided to address that problem, in collaboration witch university professors, through action research. Other possibilities notwithstand1ng, the team explored the hypothesis that some pupils were not interested in the curriculum because they did not acknowledge its relevance for their extra-school lives, considering that content is not frequently presented "as a means of understanding the world around us, but as a series of separate pieces of information (...) that [the pupils] are subsequently incapable of using" (Esteve, 2000, p. 12). […].
- Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Joana Medeiros; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio é um documento que está previsto na lei, surge no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Este trabalho terá a sua incidência nas unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (referente ao estágio do Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (referente ao estágio do 1º Ciclo), numa perspetiva reflexiva das mesmas. Irá refletir o percurso formativo vivenciado nas unidades curriculares em questão, contrapondo-o com a revisão de literatura feita na área. Numa fase posterior, haverá espaço para uma abordagem a questões relativas ao tema integrador de todo o trabalho – Os Suportes de Expressão. Paralelamente à exploração deste tema, faremos o aprofundamento do conhecimento do mesmo e ainda uma referência aos contributos que estes podem trazer ao processo de aprendizagem das crianças. O estudo empírico, realizado transversalmente a todo o processo de conceção do presente documento, confirmou que a utilização de suportes de expressão, quando bem selecionados, promovem uma maior motivação para o processo de aprendizagem, por parte dos alunos. Pudemos ainda comprovar que os suportes de expressão têm alto valor pedagógico na medida em que são instrumentos de desconstrução da complexidade com que muitos assuntos mais teóricos são vistos pelos alunos, tornando estes mesmos assuntos mais acessíveis e, consequentemente, de mais fácil compreensão. Porém, é imprescindível que os educadores/professores estejam abertos à implementação de tarefas de natureza mais lúdica em contexto da sua lecionação, adequando-as ao grupo com quem trabalham. Em suma, apenas há que acrescentar que toda a elaboração deste trabalho foi sempre feita de espírito aberto, atitude imprescindível à construção de uma boa aprendizagem profissional. Aprofundou-se conhecimentos e competências inerentes à profissão docente e refletiu-se sobre a importância e a seleção dos suportes de expressão, ferramentas potencializadores de múltiplas aprendizagens.
- O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professoresPublication . Cabral, Carolina Melo; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo primordial relatar e refletir experiências vividas pela estagiária nos estágios pedagógicos, realizados quer no pré-escolar quer no 1º ciclo do ensino básico. Para além disso, este testemunho, também, tem como intuito apelar para o caráter educativo do jogo no contexto sala de atividades/sala de aula, isto é, demonstrar e refletir de que modo o jogo pode ser um veículo promotor para o desenvolvimento integral e para a aprendizagem da criança. Nesta lógica, este documento vem dar a conhecer e compilar um conjunto de experiências vivenciadas, no âmbito das práticas pedagógicas, em atividades relacionadas, ou não, com o jogo, que foram realizadas na EB1/JI de São Roque II – Canada das Maricas. É de realçar, ainda, que tendo em vista o melhoramento da qualidade das práticas de ensino-aprendizagem, auscultaram-se alunos, educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico, através da aplicação de dois questionários. Um aplicado aos 18 alunos, que foram inquiridos após uma intervenção, realizada pela estagiária, no 1º ciclo. Outro aplicado aos docentes, num total de 48 inquiridos, que eram profissionais com experiência de lecionação e a trabalhar em contextos escolares de qualidade reconhecida, nas escolas particulares. Desta recolha de opiniões, baseadas nas experiências dos inquiridos, verifica-se que, tanto para os alunos como para os educadores e professores, o recurso ao jogo no âmbito escolar, mais precisamente, no contexto sala de atividades/sala de aula, é muito importante, visto que vem proporcionar aprendizagens dinâmicas e estimulantes, levando à apreensão e consolidação de conteúdos e à permissão de momentos de partilha, de cooperação, de motivação e de criação de laços entre pares.
- A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Raquel Patrícia dos Santos; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa vertente de análise crítica e fundamentada. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e pretende refletir de forma descritiva e interpretativa acerca do processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório expressam-se e refletem-se as práticas pedagógicas tomadas como um processo de aprendizagem, relativamente à área das Expressões, especificamente, a de Expressão Plástica, mobilizando a importância da sua utilidade e os seus potenciais para o desenvolvimento da criança. A temática resultou do facto de as áreas das Expressões, mais precisamente, a Expressão Plástica, apresentar um valor acrescido para a aprendizagem das crianças, sendo uma área através da qual estas podem expressar-se e desenvolver a sua criatividade. Não obstante, deveu-se pela razão de ser uma área encarada como integradora das restantes áreas curriculares, uma vez que, é possível relacioná-la e articulá-la com os vários conteúdos e domínios. Ao ser aplicada, pode-se fomentar aprendizagens enriquecedoras para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, e no contexto de uma investigação que elaborámos paralelamente, contámos com a colaboração de educadores e professores sobre a prática da Expressão Plástica nas suas ações diárias. Concluímos que esta área, infelizmente, tem sido posta de parte, principalmente pelos professores do 1º Ciclo, devido à preocupação em trabalhar por completo os programas curriculares. Para além disso, foi nosso objetivo entender a importância que é dada à Expressão Plástica como meio para a criança se expressar, mostrando os seus interesses e gostos. O presente trabalho pretende basicamente, analisar, descrever e refletir as escolhas realizadas no processo de ensino-aprendizagem, com primordial ocorrência no desenvolvimento da Expressão Plástica, refletindo as experiências gratificantes e enriquecedoras, quer a nível pessoal, quer a nível académico, vividas pela estagiária.
- Aprender brincando: a atividade lúdica na construção de aprendizagens, na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Carla Patrícia Faria; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente relatório reporta-se às práticas desenvolvidas durante o estágio, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e tem como principal propósito apresentar uma reflexão sobre as intervenções realizadas em contexto, com especial destaque para a temática deste relatório, que intitulámos de: Aprender brincando: a atividade lúdica na construção de aprendizagens. Para compreendermos as perspetivas dos educadores e dos professores sobre esta temática realizámos uma investigação que acompanhou o nosso estágio. Primeiramente, foi realizado um inquérito por questionário e, numa fase posterior, foram realizadas entrevistas com o intuito de recolher os testemunhos sobre a utilização do lúdico na prática letiva diária dos docentes e a valorização da sua importância pois, infelizmente e pelo que nos foi dado a perceber, nem sempre é dado o devido valor à atividade lúdica. É fundamental perceber-se o potencial do lúdico, como recurso que favorece a aprendizagem, o desenvolvimento da criatividade, o desenvolvimento infantil, a integração dos alunos, entre outros. Permite ainda vivenciar novas experiências e mobiliza o desejo de aprender. Para as crianças, é um método novo, que se adequa às suas necessidades, interesses e limitações. O trabalho desenvolvido ao longo dos dois estágios permitiu explorar atividades lúdicas, nas diversas áreas curriculares, criando ambientes ricos em aprendizagem. Foi possível verificar que, através da atividade lúdica, as aprendizagens são muito mais significativas para as crianças, que os jogos ajudam as mesmas a superar as suas dificuldades e que são muito úteis para introduzir, consolidar e aprofundar conceitos. Em síntese, o presente trabalho apresenta as opções que tomámos ao longo deste percurso de formação, incindindo principalmente na temática deste relatório. Concluímos que o lúdico é privilegiado pelos educadores e professores nas suas práticas letivas, porém achamos que a sua utilização não é muito frequente. Infelizmente a utilização destes recursos muitas vezes é vista como um meio de entretenimento e sem qualquer função pedagógica, ou seja, é quase sempre vista como uma segunda opção e nunca como uma primeira opção quando planificam as suas aulas. Consideramos que estas atividades motivam as crianças para as aprendizagens, são sem dúvida uma mais-valia e têm um valor educacional de elevada importância.