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- Os departamentos curriculares e as práticas de colaboração docentePublication . Pacheco, Karla Patrícia Costa; Lima, Jorge Manuel Ávila deAtualmente urge compreender o papel dos departamentos curriculares na promoção e estruturação do trabalho colaborativo e reflexivo entre os docentes. Deste modo, este estudo pretende identificar e analisar as culturas docentes dos departamentos curriculares, concretamente os da educação pré-escolar, avaliar em que medida o trabalho colaborativo é importante para os docentes, perceber quais os facilitadores ou os obstáculos ao desenvolvimento de práticas de colaboração docente e o impacto das mesmas no seu quotidiano. Tem também como propósito averiguar se a situação profissional dos docentes influencia as suas vivências e perceções sobre o trabalho desenvolvido nos departamentos curriculares a que pertencem. É uma investigação de natureza descritiva, que recorreu a uma metodologia de investigação mista, isto é, contemplando os modelos quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através de questionários e de entrevistas, que foram alvo de tratamento estatístico e de análise do conteúdo, respetivamente. A População do estudo é o conjunto de todos os educadores de infância que compõem os departamentos curriculares da educação pré-escolar dos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa e de dois da Ribeira Grande, totalizando 154 participantes. A amostra obtida foi constituída por 137 indivíduos, representando 89% da População. A margem de erro do estudo é 2,79 para um nível de confiança de 95%. A partir da análise dos dados, pode concluir-se que os educadores de infância reconhecem a importância que o trabalho colaborativo tem na sua prática profissional, apesar de considerarem que este não contribui para a diminuição da sua sobrecarga de trabalho. Referem que o trabalho colaborativo é, normalmente, desenvolvido na escola onde lecionam, visto ser este o seu contexto social de referência. Ao departamento curricular, os educadores reconhecem a sua importância na identificação e formação profissional, constituindo-se no local onde partilham uma visão comum sobre o processo de ensino-aprendizagem, assim como valores, interesses e experiências. Como condição facilitadora para a efetivação do trabalho em conjunto foi referenciada a abertura e a motivação por parte dos docentes e como principal obstáculo a falta de recetividade para a partilha manifestada pelos colegas.
- Modelos de análise da decisão: multiobjetivoPublication . Silva, EmilianaA análise da decisão multicritério é uma abordagem que pode ser considerada como uma extensão da programação linear, em que se consideram a otimização (maximização ou minimização) de vários objetivos em conflito. A análise da decisão multicritério utiliza conceitos que podem ser usados na linguagem comum, mas que na análise multicritério tem definições precisas. Em consequência, como um primeiro passo, tem de se definir cada um dos conceitos utilizados. Na análise de decisão multicritério pode-se utilizar uma classificação que distingue a programação multiobjetivo da programação por metas. Pela programação multiobjetivo pretende-se a otimização de vários objetivos em conflito. O que se pretende, numa primeira análise, é encontrar as soluções eficientes para, a partir desta, se encontrarem as soluções compromisso ou ideais. Sendo assim, para encontrar as soluções eficientes, utilizam-se, mais frequentemente, os métodos das restrições, das ponderações e o NISE (Non Inferior Estimation Set). Normalmente, para encontrar as soluções ideais, os investigadores optam por utilizar a programação compromisso. Esta aula será organizada em duas partes: na primeira apresenta-se a componente teórica relativa à análise de decisão multiobjetivo e em seguida, dar-se-ia a apresentação de um exemplo de programação multiobjetivo apresentado em Romero (1993).
