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- Namoro na adolescência: atitudes de legitimação de violência e estratégias de resolução de conflitos em adolescente nos AçoresPublication . Gonçalves, Mónica Andreia da Silva; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo pretende ser um contributo para conhecer o que pensam adolescentes dos Açores sobre o problema social que é a violência na intimidade. Assim, os objectivos desta investigação foram: (1) tomar conhecimento de atitudes de legitimação de adolescentes acerca da violência no namoro, (2) tomar conhecimento de estratégias de resolução de conflitos (abusivas/não abusivas) adoptadas nas relações de namoro, e (3) averiguar se as atitudes de legitimação de violência e as estratégias de resolução de conflitos (abusivas/não abusivas) diferem em função do sexo, ano de escolaridade, nível sócio-económico e autoconceito de adolescentes. A amostra foi recolhida em ambiente escolar e foi constituída por 267 alunos. O protocolo de investigação foi composto pela Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), pelo Inventário de Conflitos nos Relacionamentos de Namoro entre Adolescentes (CADRI), e pela Escala de Piers-Harris (PHCSCS – versão reduzida para investigação). Os resultados mostraram que relativamente às atitudes de legitimação de violência nas relações amorosas, no geral, a maioria dos participantes parece não legitimar o uso da violência nas relações amorosas. No que se refere às estratégias de resolução de conflitos adoptadas nas relações de namoro, no geral, a maioria dos participantes demonstrou não adoptar estratégias de resolução de conflitos abusivas nas suas relações de namoro e afirmou igualmente que os seus parceiros(as) não utilizam estas estratégias. Em relação às estratégias de resolução de conflitos positivas ou não abusivas, no geral, os participantes referiram alguma utilização destas estratégias nas suas relações amorosas e afirmaram igualmente alguma utilização pelos(as) seus(suas) parceiros(as). Na legitimação da violência, apenas a variável sexo se destacou diferencialmente e nas estratégias de resolução de conflitos, só as variáveis sexo e ano de escolaridade foram as que se distinguiram.
- O desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar : representações e práticas de estagiáriosPublication . Marques, Paula Alexandra Teixeira Brêa; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Mira Leal, SusanaO presente estudo pretendeu analisar as representações de futuros educadores sobre a literacia emergente na educação pré-escolar, discutindo a relevância do desenvolvimento de estratégias formativas de natureza reflexiva para a consciencialização sobre as práticas utilizadas e sua eventual transformação. Com este estudo procurámos (1) entender como alunos do 1.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico equacionam a sua intervenção pedagógica no domínio da abordagem à leitura e à escrita na educação préescolar; (2) perceber como justificam as suas opções pedagógicas; (3) perceber as suas representações relativamente à formação obtida e às necessidades de formação; (4) descrever o funcionamento das sessões de trabalho e conhecer a dinâmica de relacionamento entre os diversos intervenientes, bem como, (5) conhecer a importância atribuída à reflexão em contexto de estágio. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter naturalista, interpretativo e descritivo. Como instrumentos de recolha de dados escolhemos o inquérito por entrevista e a análise documental, com a tarefa de se complementarem. Dos dez participantes envolvidos na pesquisa, dois foram selecionados para aprofundamento de questões relacionadas com as práticas através de uma investigação particularística. Fizemos uso do processo autoscópico pelo que, a partir de algumas aulas filmadas, analisámos os procedimentos destes dois estagiários em ação educativa no que se refere às atividades planificadas de desenvolvimento da abordagem à escrita e à leitura. Os resultados do estudo indicam que os formandos apresentam uma conceção da aprendizagem da leitura e da escrita como um processo de construção, em função do que aprenderam durante a formação. Do seu ponto de vista, a exploração de atividades de consciência fonológica é indispensável para que o percurso de apropriação da leitura e da escrita se faça com sucesso durante o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a importância de criar contextos de formação inicial que os estimulem a serem reflexivos e críticos. O estudo contribui, assim, para a reflexão acerca das metodologias desenvolvidas durante a prática pedagógica em contexto de estágio, promovendo a prática da autoscopia como estratégia de supervisão centrada na reflexão. Sob o olhar dos formandos, ficamos convictos de que a prática da autoscopia contribui para uma formação mais eficaz, promovendo uma melhoria da prática letiva, na medida em que, por um lado, lhes permite confrontarem-se com o seu próprio trabalho e tomar consciência das suas possibilidades e limitações e, por outro lado, lhes permite questionarem-se sobre a prática, descobrindo os seus modos próprios de ação, no sentido de alcançar o seu enriquecimento pessoal e crescimento profissional.
- À procura de Fibonacci IIPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) O crescimento do caule e dos ramos de uma planta produz folhas com um espaçamento regular entre si. Porém, as folhas não crescem umas em cima das outras, pois isso faria com que as folhas de baixo ficassem privadas da luz solar e da humidade de que necessitam. Daí que as folhas tenham tendência a crescer em posições que otimizam a sua exposição ao Sol e à chuva. A disposição das folhas caracteriza-se, muitas vezes, por um crescimento em espiral, que permite este tipo de otimização (figura A). A filotaxia, do grego phyllotaxis (“arranjo de folhas”), estuda precisamente os padrões de distribuição das folhas ao longo do caule das plantas. Vamos analisar alguns destes padrões na última paragem deste roteiro. (...) Muitas plantas do Jardim Botânico caracterizam-se por apresentar folhas alternas espiraladas. A distribuição deste tipo de folhas ao longo do caule apresenta um padrão interessante e fácil de detetar (...)
- Roteiro de simetrias da ilha do PicoPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Atualmente, “Matemática: a ciência dos padrões” é a definição que reúne maior consenso por parte da comunidade académica. O trabalho do matemático consiste, portanto, em encontrar, estudar e classificar todo o tipo de padrões. O estudo dos padrões em calçada portuguesa constitui uma excelente oportunidade para perceber como pode ser importante a utilização de ferramentas matemáticas para compreender melhor a realidade que nos rodeia. (...) Apresenta-se neste artigo o Roteiro de Simetrias da Ilha do Pico. As figuras estudadas designam-se por rosáceas: são figuras com simetrias de rotação e, em alguns casos, com simetrias de reflexão em reta (ou em espelho). (...)