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- O pedestrianismo como instrumento de valorização ecoturística dos sítios da Rede Natura 2000, nas ilhas de São Miguel e FloresPublication . Queiroz, Rose Emília Macêdo; Ventura, Maria da Anunciação Mateus; Silva, José Ângelo GuerreiroDesenvolver o ecoturismo tem sido uma prioridade nos Açores, principalmente em áreas onde predominam ecossistemas ricos em belezas naturais. 0 objectivo do presente trabalho e a valorização ecoturística de Áreas Protegidas, que também detêm o estatuto de Sítios da Rede Natura 2000, utilizando como instrumento de valorização o pedestrianismo. São objectos de estudo duas ilhas dos Açores: São Miguel (SMG), que apresenta já grandes pressões demográficas e turísticas por ser a maior ilha do arquipélago, e a ilha das Flores (FL), com características opostas a SMG, quer em termos demográficos quer em termos de área e pressão turística. Para alcançar OS objectivos propostos procedeu-se a recolha de dados através de inquéritos aplicados aos turistas a saída dos Açores, no aeroporto da ilha de SMG durante o verão de 2009. Com base nas respostas obtidas foi traçado o perfil do turista que visita os Açores. Com objectivo de verificar os impactes gerados pela pressão humana nas áreas estudadas, foram amostrados 8 trilhos, sendo 5 na ilha de SMG e 3 nas FL; todos eles cruzam em parte, ou totalmente, áreas protegidas. A caracterização e avaliação dos trilhos implicaram na realização dos percursos, tendo sido realizado um levantamento dos valores patrimoniais, paisagísticos, florístico e da avifauna, de cada percurso. Identificamos 17 espécies de aves, e 111 espécies de plantas: 29 indígenas, das quais 30 espécies endémicas, 37 naturalizadas e 15 invasoras. 0 maior numero de plantas foi encontrado nas margens dos trilhos, diminuindo a medida que nos afastamos perpendicularmente da margem em direcção ao interior da vegetação, demonstrando que a composição de espécies de plantas foi afectada pela distancia a margem dos trilhos. Também se verificou que a composição de espécies de plantas em termos de biogeografia e estado de conservação esta intimamente relacionado com a altitude. Posteriormente foi determinada a capacidade de carga para cada trilho, segundo a metodologia de Cifuentes (1992) adaptada. a realidade local. Com isso, verificamos que a capacidade de carga dos trilhos ainda não foi atingida, o que significa que os níveis de visitação podem ser aumentados. A compilação e integração de todos os dados recolhidos para a caracterização e uso dos trilhos dos Açores, permitiu elaborar um modelo ecoturístico para os trilhos pedestres da região baseado nas premissas de uso e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais dos Açores.