Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Nos inícios da Guerra do Ultramar : doutrina, informação e propaganda : ecos na imprensa açoriana (1961-1965)Publication . Pimentel, Adelino de Jesus da Mota; Cordeiro, Carlos Alberto da CostaSobre a temática que nos predispusemos a desenvolver e que pretende descodificar aspetos da importância dos ecos dados pela imprensa açoriana ao início da Guerra do Ultramar, e do ponto de vista de uma análise em jornais, como fonte primária, onde muito se descortina sobre o que quisemos tratar, não encontramos nada de relevante devidamente compilado e organizado. Todavia não nos foi muito difícil levar por diante este projeto por tal assunto se encontrar amplamente descrito mas não tratado, em documentação original, de onde se destacam a já referida imprensa em geral; e as Histórias da Unidade (que são monografias), que relatam, do ponto de vista militar, toda a ação dos Batalhões e suas Companhias, desde que eram mobilizados até ao seu regresso. Se por um lado os jornais são um elemento privilegiado para a aquisição de matéria-prima para a análise do assunto que nos propusemos desenvolver, não podemos arredar a realidade de que toda a produção jornalística era visada antes de ir para as bancas, logo há que ter um especial cuidado para compreender o que neles está ou não está escrito e as razões por que tal acontecia – tarefa de que nos ocupamos. Por outro lado as monografias militares atrás referidas eram normalmente escritas pelos Comandantes de Batalhão, salvo um ou outro artigo aí inserido, de qualquer missão ou ação desenvolvida, que terá sido escrito pelo responsável dessa missão. De qualquer forma as Histórias de Unidade são documentos essencialmente militares pelo que se limitam a relatar os acontecimentos e as suas implicações dentro da organização militar, logo com propósitos que poderão não interessar à história. Mesmo assim, e como verificamos, a soma destas duas importantes fontes de informação não é suficiente para dar o total da informação que precisávamos, além de se poder considerar como muito parcial, quer do ponto de vista da ética como da própria informação nesses documentos contida. Um era visado pela censura, o outro era parcial – militar. Esta foi a principal razão pela qual decidimos em recorrer a bibliografia complementar, o que sobre a matéria existe em abundância. Uma outra fonte de conhecimento, a qual também utilizamos, e que contém muitíssima informação sobre a temática que tratamos, e está à distância de um clique – é a internet. Recorremos parcimoniosamente também a esta fonte de informação, sempre que considerámos útil e necessário no decorrer da investigação.
- Incidência e prevalência da infeção por Helicobater pylori em utentes do Laboratório de Análises Clínicas Machado e sua relação com fatores de risco do hospedeiroPublication . Oliveira, Carla Sofia Brito; Cabral, Carla Manuela Machado Mendes Leite; Silva, Luís Filipe DiasHelicobacter pylori é um bacilo Gram negativo capaz de colonizar a mucosa gástrica. A sua infeção é considerada uma das mais comuns no mundo, associando-se ao desenvolvimento de Gastrite Crónica, Úlcera Gástrica, Carcinoma Gástrico e Linfoma de MALT. Encontram-se associados a Helicobacter pylori mecanismos de patogenicidade gástrica e fatores de virulência que promovem a sua colonização e sobrevivência na mucosa gástrica. No hospedeiro, a infeção por Helicobacter pylori resulta numa resposta imunológica capaz de produzir principalmente anticorpos capazes de combater a permanência da bactéria no estômago humano. Dois métodos de diagnóstico normalmente aplicados para o diagnóstico da infeção por Helicobacter pylori são os Testes Sorológicos e o Teste Respiratório ¹³C-ureia. A incidência e a prevalência da infeção por Helicobacter pylori são dois parâmetros epidemiológicos que apresentam heterogeneidade entre países e entre grupos populacionais dentro do mesmo país. Existem achados epidemiológicos em Portugal que caracterizam a distribuição desta infeção em algumas regiões, contudo, até à data, essa distribuição ainda não é conhecida na população açoriana. Este estudo-piloto teve como principais objetivos: evidenciar a incidência e a prevalência da infeção por Helicobacter pylori num grupo de indivíduos que efetuaram o “secreening” sorológico ou o Teste Respiratório ¹³C-ureia no Laboratório de Análises Clínicas Machado, Lda, relacionar estes parâmetros com os fatores de risco idade, género, ano e concelho de residência, assim como incluir o Teste Respiratório ¹³C-ureia como futuro indicador da incidência deste tipo de infeção. A incidência e a prevalência da infeção por Helicobacter pylori foram calculadas a partir de uma amostra de 1409 indivíduos (entre os 2 e os 88 anos), que efetuaram o “secreening” sorológico e o Teste Respiratório ¹³C-ureia no Laboratório de Análises Clínicas Machado, Lda, entre 2009, 2010 e 2011. A incidência global encontrada foi de 30,12% e a prevalência global encontrada foi de 53,07%. Verificou-se a presença de relação da incidência e da prevalência da infeção por Helicobacter pylori apenas com as variáveis idade e ano. Concluiu-se que no grupo de indivíduos estudados a incidência da infeção por esta bactéria é mais frequente na infância e que a sua prevalência é mais frequente na idade adulta. Por outro lado, concluiu-se que estes dois parâmetros decresceram nos últimos anos. O Teste Respiratório ¹³C-ureia revelou-se um importante indicador da incidência da infeção por Helicobacter pylori, podendo ser aplicado em futuros estudos epidemiológicos.
- Os Nós do quotidiano e a relação com a MatemáticaPublication . Melo, Helena SousaNo dia a dia estamos sempre deparando com algum Nó. Quer no sentido figurado, quer no sentido prático. Este artigo aborda alguns nós conhecidos e sua ligação com a matemática.