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- A música como recurso lúdico para aprenderPublication . Medeiros, Carolina Mota Andrade; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento onde são descritas as práticas pedagógicas supervisionadas, desenvolvidas no estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o mesmo mostra todo o contexto em que foram realizadas as diversas atividades, tanto na vertente da expressão musical, onde se debruça a temática deste relatório, bem como dos restantes domínios das Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar e à Organização Curricular e Programas do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo deste relatório é mostrar o quão importante a música é, como recurso lúdico, para auxiliar nas múltiplas aprendizagens das nossas crianças/alunos. A nós, não interessa apenas mostrar o desenvolvimento cognitivo que a música pode trazer aos mesmos, mas sim, mostrar o seu papel no desenvolvimento motor, social e pessoal da criança, enquanto ser integrado numa comunidade e sujeito a regras e comportamentos pré concebidos. A escolha da temática do relatório atendeu ao facto de estarmos inteiramente ligadas à mesma e esta fazer parte, desde a nossa infância, do nosso quotidiano. Consideramos a música, também, como uma área potenciadora do desenvolvimento global e harmonioso da criança. Dado este trabalho ser de natureza teórico-prática, serão desenvolvidas questões teóricas que fundamentam a importância da música na educação das crianças/ alunos e do papel do educador e professor no seu contexto profissional, bem como serão apresentadas as opiniões das educadoras e professoras entrevistadas, docentes formadas no âmbito da temática, a partir das quais será executada uma análise reflexiva, para deste modo poder confrontar as teorias defendidas pelos diversos autores, com a atividade praticada e sugeridas. Para complementar esta dualidade, é apresentada a contextualização das nossas práticas educativas supervisionadas, nomeadamente nas atividades implementadas no âmbito da temática, para, deste modo, poder concluir o nosso trabalho, enquanto futuras educadoras/professoras, e perceber o seu impacto no nosso desenvolvimento profissional. Tal como é fundamentado em todo o relatório, toda a teoria e conceitos apresentados, bem como o estudo empírico efetuado e as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio, são congruentes e vão ao encontro dos principais objetivos deste relatório, apresentados na introdução geral, e que defendem que a música é fundamental no desenvolvimento global da criança.
- A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Nogueira, Raquel Pereira; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNeste trabalho, que retrata o percurso por nós efetuado em contexto de estágio, no âmbito do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, partiu-se de um conjunto de questões norteadoras: Que relação existe entre o jogo e a Matemática? Quais as características de um “bom jogo”, isto é, um jogo que estimule a aprendizagem e que, ao mesmo tempo, cative os alunos? Quais os benefícios da utilização do jogo na sala de aula? Como pode o jogo promover o desenvolvimento de competências em articulação com os diferentes processos matemáticos (tais como a resolução de problemas, a comunicação matemática e o raciocínio matemático)? A escolha deste tema justifica-se por diferentes ordens de razão. Os programas e orientações curriculares, nacionais e internacionais, bem como muitos autores e investigadores, apontam cada vez mais para a importância do jogo, não só pelo seu caráter lúdico, mas sobretudo pelas potencialidades que encerra ao nível do desenvolvimento do raciocínio lógico, da elaboração de estratégias para a resolução de situações problemáticas e, de uma maneira geral, da promoção da capacidade de concentração, de socialização e de cooperação. Além disso, a relação do jogo com o ensino da Matemática, particularmente nos primeiros anos, tem vindo a ser valorizada pelos especialistas. O trabalho desenvolvido durante as unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II permitiu verificar que a exploração de conceitos matemáticos por intermédio de jogos e atividades lúdicas constitui uma forma de se criarem ambientes ricos de ensino e aprendizagem. Verificamos que as aprendizagens, através dos jogos, podem ser mais significativas para as crianças, uma vez que as estratégias estão centradas nelas próprias, e não tanto no educador/professor. Para além disso, conferimos que o jogo não só permite a superação de dificuldades, como também a consolidação de conceitos já adquiridos. Permite ainda a avaliação do nível de conhecimento dos alunos e a introdução de novos conceitos. Por fim, o desenvolvimento deste trabalho permitiu-nos ainda averiguar que as crianças, através dos jogos, desenvolvem o espírito de competição saudável, cooperação, socialização, concentração e autonomia.
- Conceções, comportamentos e atitudes sobre Educação Ambiental, de crianças do Pré-Escolar e do 1º CicloPublication . Bettencourt, Josefa Catarina da Rocha; Gomes, CarlosO presente estudo teve como principais objetivos o relato e a descrição das práticas realizadas no âmbito da Educação Ambiental (EA), durante a intervenção pedagógica no Ensino Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvidos nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, provido pela Universidade dos Açores. Para além dos objetivos mencionados anteriormente, conhecer a perspetiva das crianças e o trabalho realizado no âmbito da EA pelos profissionais de educação, da EB1/JI Francisco Soares de Oliveira e da EB1/JI da Vila Nova, foram duas das finalidades do estudo. Para tal, durante o estágio foram recolhidas informações através das observações, dos inquéritos, por entrevista e por questionário, aplicados às crianças do Ensino Pré-Escolar, do 1º Ciclo e aos educadores e professores das escolas acima mencionadas. A EA nos primeiros anos de escola é fundamental para a que, as crianças desenvolvam competências a fim de se tornarem cidadãos ativos e reflexivos perante os problemas ambientais. Sendo a escola um local onde as crianças passam grande parte do seu tempo é importante que se valorize os conteúdos relacionados com a EA, representando um exemplo para os alunos. Para finalizar, é importante mencionar que, através dos resultados obtidos, através da recolha de dados, foi possível perceber de que modo, nós profissionais da área da educação, podemos contribuir para um futuro melhor. Um futuro em que, os cidadãos estejam em harmonia com a Natureza.
- Valorizando o património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Moniz, Andreia Ferreira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, dentro da norma prevista no Diário da República, 1ª série, nº 38, 22 de fevereiro de 2007, é o reflexo do trabalho realizado durante as práticas educativas supervisionadas I e II, respetivamente durante os estágios da educação pré-escolar e do 1º CEB, inserido no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). É o resultado de um trabalho de análise e reflexão de todos os planos de intervenção traçados e implementados aquando da prática educativa supervisionada I e II, bem como do seu impacto no momento das intervenções. Igualmente é o reflexo de todo um trabalho de revisão de literatura que possibilitou a concretização de uma prática de ensino fundamentada. O presente trabalho, para além de conter uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1.º CEB, apresenta um estudo sobre a valorização do património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB. O estudo recai sobre questões relacionadas com a utilização, por educadores/ professores, de aspetos da cultura regional nas práticas educativas e a forma como possibilitam a aquisição de competências de variada ordem, nas crianças e alunos da Região Autónoma dos Açores (RAA). No sentido de auferirmos a opinião dos educadores de infância e professores do 1º CEB, em exercício de funções, sobre as práticas educativas e a valorização do património cultural regional, recorreu-se à aplicação de inquéritos por questionário em duas unidades orgânicas da ilha de São Miguel: EBI Roberto Ivens e EBS da Povoação. Através da análise dos dados obtidos, concluímos que nem sempre a valorização do património cultural é tida em conta nas práticas dos docentes, uma vez que alegaram necessitar de mais tempo curricular e materiais didáticos para poderem integrá-la nas suas práticas. Igualmente, apuramos que nem todos concordam com a existência de um currículo regional, referindo-se que se trata de uma sobreposição ao currículo nacional. Tendo em conta os dados obtidos e a análise documental, discutiremos a importância do desenvolvimento e promoção de atividades de cunho regional no processo educativo, como motor de práticas de preservação do nosso património cultural regional e de desenvolvimento integral das crianças, numa ótica transversal e interdisciplinar.
- A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Jacob, Teresa de Jesus Benjamim; Gomes, CarlosO presente documento consiste num relato reflexivo, analítico e fundamentado das práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório de estágio surge como o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura evidenciar, de forma refletida, o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório inicia-se, de modo a sustentar as deliberações e práticas educativas assumidas, com a revisão da teoria intimamente associada à caraterização da educação, do currículo e do profissional de educação desejado para uma sociedade cujo principal alicerce é a educação de valor e para os valores. Seguidamente, apresenta-se o projeto que sustentou as práticas educativas da estagiária. Este projeto assume diversas etapas e prioridades, mas é, sobretudo, um projeto assente na reflexão constante que incita à paragem, à análise, à reflexão, ao desafio permanente e, principalmente, à mudança de estratégias com vista à superação de obstáculos, numa constante busca da melhoria do processo de ensino/aprendizagem. No decurso do relato das intervenções pedagógicas da estagiária, intenta-se explicitar os pontos de partida, as intencionalidades subjacentes e os fundamentos que sustentam as suas práticas. Esta preocupação emerge da assunção de que a estagiária deverá evidenciar o seu crescimento profissional na construção do seu saber nas diversas dimensões do perfil desejado para um profissional de educação. Na última parte do documento, evidencia-se a temática escolhida para aprofundamento - A aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências -, sustenta-se a mesma temática na literatura de referência para o ensino das ciências, nos documentos orientadores do ensino e apresenta-se um estudo sobre as representações dos estagiários sobre o ensino das ciências e da aprendizagem baseada na resolução de problemas.
- Sistematics, population genetics, propagation and conservation of Picconia azorica (Tutin) Knobl. (Oleaceae)Publication . Martins, José Manuel; Moura, Mónica Maria Tavares; Silva, Luís Filipe Dias; Maciel, Maria Graciete BeloA conservação de plantas é uma componente essencial dos esforços globais para a conservação da biodiversidade. O principal objetivo da presente Tese de Doutoramento é o de produzir evidências científicas que possam contribuir para a preservação de Picconia azorica (Tutin) Knobl. (Oleaceae), uma árvore endémica dos Açores, prioritária em termos de conservação. É localmente conhecida por pau-branco e encontra-se distribuída por todas as ilhas do Arquipélago dos Açores, exceto na Ilha Graciosa. Picconia azorica é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente, com altura até aos 8 m, e pode ser encontrada desde o nível da água do mar até aos 660 m de altitude, em falésias costeiras, ravinas e escoadas lávicas, como um componente de matos costeiros e de florestas naturais de média altitude, em conjunto com Erica azorica, Morella faya e/ou Laurus azorica. Esta árvore foi historicamente usada nos Açores para a construção de mobiliário e estatuária religiosa. Atualmente várias ameaças afetam as suas populações, nomeadamente: degradação do habitat, expansão das áreas de pastagem e de floresta de produção, competição com espécies invasoras e isolamento das populações. Está atualmente listada como em perigo de extinção (EN B1 + 2c) na lista vermelha de plantas ameaçadas (IUCN) e incluída no Anexo II da Diretiva Habitats. Picconia azorica requer medidas de conservação eficazes, mas também um conhecimento sólido da estrutura genética das suas populações, de forma a evitar a translocação arbitrária de indivíduos entre populações, o que poderia comprometer a sua identidade genética. Este trabalho é constituído por quatro capítulos, que abordam: i) propagação vegetativa; ii) propagação por via seminal; iii) genética de populações; e iv) distribuição presente e potencial e estado de conservação. [...].