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- A indisciplina em sala de aula : perspetivas de diferentes atores da comunidade escolarPublication . Lopes, Joana Brandão Araújo; Caldeira, Suzana NunesEste estudo intitula-se A Indisciplina em Sala de Aula: Perspetivas de Diferentes Atores da Comunidade Escolar e pretende compreender o fenómeno da indisciplina escolar, em sala de aula, sob uma perspetiva ecológica, tendo em conta as perspetivas dos atores envolvidos nesse contexto: professor, alunos e encarregados de educação de um grupo turma do 4º ano, do 1º ciclo do Ensino Básico, e os comportamentos observados em sala de aula. Procura-se perceber como os participantes caracterizam o ambiente de sala de aula em termos disciplinares e como se pode contribuir para promover o bem-estar num contexto caracterizado por queixas e sentimentos de insatisfação. Para tal, o presente estudo foca-se numa perspetiva exploratória e descritiva e enquadra-se no cruzamento dos paradigmas qualitativo e quantitativo, sendo a recolha de dados realizada através de observação, inquérito por entrevista e inquérito por questionário. Os participantes pertencem a uma amostra intencional, constituída por um professor, vinte alunos, dez do sexo feminino e dez do sexo masculino, e por cinco encarregados de educação. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas a professor (1) e encarregados de educação (5) e aplicados vinte questionários a alunos. No tratamento e análise dos dados quantitativos utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e para os dados qualitativos a análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados, na perspetiva do professor, alunos e alguns encarregados de educação, os comportamentos de indisciplina mais frequentes nesta sala de aula parecem centrar-se na perturbação da comunicação de sala de aula e das relações humanas. O professor remete a indisciplina para a personalidade dos alunos e para a sua educação familiar. Todavia, quando interpelados relativamente a comportamentos em concreto, os alunos referem, sobretudo, comportamentos de distrações e comportamentos de entretenimento, sendo os rapazes os mais indisciplinados. Por seu lado, os encarregados de educação parecem ser pais que se envolvem no processo educativo dos filhos, participando ativamente nas aprendizagens em casa e estabelecendo uma relação de proximidade com a comunidade escolar. Espera-se que este trabalho de investigação conduza a uma reflexão sobre a indisciplina no 1º Ciclo do Ensino Básico, e que possa servir de base para perspetivar novas intervenções.