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- Educação ambiental : identificação e resolução de problemas conducentes à sustentabilidade : uma intervenção no âmbito do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Arruda, Cidália Silva; Gomes, CarlosNa verdade, não podemos falar de Educação Ambiental (EA) sem, primeiramente, abordar as questões curriculares, uma vez que é o currículo que norteia a prática pedagógica docente. Nesta linha de pensamento, a Educação Ambiental exerce um papel preponderante nos primeiros anos do Ensino Básico, uma vez que, sendo o educador/professor um viável catalisador, facilitará às crianças todo um conjunto de dispositivos propícios à aquisição de saberes, bem como de uma participação ativa, enquanto cidadãs. O desenvolvimento do presente Relatório de Estágio teve, então, como objetivo primeiro querer entender e dar a conhecer as diferentes perspetivas das crianças no que concerne à temática ambiental, mais especificamente, as suas conceções, que problemas conhecem e que soluções ter em conta, de modo a colmatar os problemas apresentados e contribuir para a sustentabilidade do ambiente. Em termos metodológicos, o desenvolvimento do presente estudo baseou-se numa metodologia de índole qualitativa. Assim, foram coligidos dados empíricos, tanto do pré-escolar, como também do 1.º ciclo. Os dados empíricos aqui salientados reportam-se a registos pictográficos coletados num grupo do pré-escolar (4/5 anos de idade) da Escola EB1/JI de S. Pedro, questionários e, ainda, registos escritos compendiados na turma C do 4.º ano de escolaridade (9/10 anos de idade) da Escola EB1/JI de Matriz (S. Sebastião). Desta feita, os dados adquiridos, nestas recolhas, possibilitaram a sequente análise de conteúdo. Os resultados dos dados empíricos evidenciam que, tanto as crianças do pré-escolar, como as do 1.º ciclo têm presente as causas e consequências no meio ambiente. No entanto, verificou-se nas crianças do pré-escolar uma maior inocência quanto ao assunto dos problemas ambientais e consequente resolução, uma vez que, para elas, a simples separação do lixo resolveria os problemas ambientais, tal como foi constatado na análise dos desenhos. Decerto, estas crianças não estão destituídas de verdade. Todavia, limitaram-se maioritariamente a esta prática – à Reciclagem. Por sua vez, os alunos da turma do 4.º ano (1.º ciclo), já apresentavam certa preocupação pessoal no que toca a este assunto. Por esta razão, e aquando da análise dos seus registos escritos, bem como dos questionários, foi possível constatar diversos problemas ambientais, por eles apresentados, acompanhados de respetivas resoluções. Assim, ao contrário do pré- escolar, não se limitaram apenas a uma prática de resolução de problemas, mas sim apresentaram um vasto leque de preocupações ambientais e suas respetivas soluções. Com a presente investigação certifica-se, assim, que é essencial que a educação ambiental faça parte integrante do currículo das escolas básicas, para assim serem desenvolvidas atividades conducentes a práticas autênticas. Assim, desde cedo, as crianças ficam sensibilizadas neste sentido e tenderão a mudar os seus hábitos ambientais, por forma a serem cidadãs ativas e a contribuir para um mundo mais sustentável.
- O Bom Jesus Milagroso de São Mateus do Pico : exemplo de património cultural imaterialPublication . Goulart, Débora Paula Machado; Costa, Susana GoulartO objecto de estudo desta tese de mestrado é a festividade do Senhor Bom Jesus Milagroso de São Mateus do Pico, na sua dimensão religiosa e profana, desde o seu início até aos dias de hoje. Sendo as festas do Bom Jesus Milagroso o maior festejo religioso da ilha do Pico e, consequentemente, da freguesia de São Mateus e do concelho da Madalena, é de grande pertinência a abordagem deste tema, visto que até hoje ainda não houve um estudo profundo do assunto. Assim, com este trabalho pretende-se: - conhecer a origem histórica e o posterior desenvolvimento da festa, articulando a vertente festiva com o ambiente social local (na dimensão insular e arquipelágica) e internacional (considerando o papel e a interacção das comunidades emigrantes); - identificar e caracterizar a vertente devocional e afectiva tanto a nível religioso como profano, quer no passado quer no presente; - estudar a imagem do Bom Jesus Milagroso de São Mateus do Pico na sua perspectiva artística e devocional, apresentando a sua origem e o seu benemérito ofertante Francisco Ferreira Goulart; - abordar a fundação e a consolidação do Santuário do Bom Jesus. Para este estudo, utilizaram-se fontes de cariz escritas, dando primazia à documentação manuscrita existente no Arquivo do Santuário do Bom Jesus e aos periódicos (tanto da ilha do Pico como do Faial). De igual modo, privilegiaram-se as fontes orais através da recolha de testemunhos de algumas figuras directamente envolvidas nas festividades e na realização de inquéritos realizados aleatoriamente que abrangeram não só indivíduos picoenses, bem como naturais de várias ilhas do Arquipélago, Portugal Continental e estrangeiros, nomeadamente do Canadá, Estados Unidos da América e França.
