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- Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãosPublication . Cardoso, Ana Maria Martins; Medeiros, Emanuel OliveiraO presente relatório de estágio, nos moldes previstos no Diário da República, 1ª Série, n.º 38 de 22 de fevereiro de 2008, reporta-se às práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise crítica e fundamentada. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura, por isso, refletir de forma retrospetiva, descritiva, interpretativa e prospetiva o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório analisam-se e refletem-se as práticas pedagógicas e as opções axiológicas tomadas como um processo de aprendizagem, incitado pelo permanente desafio, rigor e superação de novas situações de exigência e pormenor, na sua articulação com o currículo, e, numa perspetiva de desenvolvimento integral. No seguimento das práticas, apresentam-se valores e conceções pedagógicas e didáticas como referências para a promoção de atitudes, conhecimentos, capacidades e competências, a par da relevância que este trabalho assume na construção do saber profissional da estagiária nas diversas dimensões do respetivo perfil profissional. Neste documento apresentam-se os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas da estagiária de forma a dar consistência às afirmações proferidas. São, também, objeto de análise os registos epistemológicos e os discursos de educadores(as) e professores(as), designadamente sobre questões éticas, deontológicas e cívicas na docência, tal como está previsto na legislação em vigor e de mais regulamentos sobre o perfil de formação integral de educadores e professores. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico patente neste relatório visa a formação dos alunos como pessoas e cidadãos ativos, responsáveis, críticos e intervenientes numa sociedade que, cada vez mais, urge o investimento no projeto pessoa. Este é um trabalho elaborado com fé na educação, com fé num futuro melhor, responsabilizando cada um(a), enquanto educador(a), pelo renovar do(s) olhar(es) das crianças e do mundo.
- Ser e aprender: contributos da educação física : um estudo em contexto no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Joana Isabel Gaspar da; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade realçar as potencialidades da área da Educação Física Infantil (Expressão Motora/ Expressão e Educação Físico-Motora) no desenvolvimento multidimensional de competências na criança, competências que se revelam associadas a uma dupla dimensão: Ser e Aprender. Com a realização deste trabalho pretendemos perceber e conhecer quais os contributos da Educação Física no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e em idade escolar, e de que forma esta área promove o desenvolvimento de competências essenciais e transversais. Também se pretende analisar as potencialidades jogo, enquanto conteúdo da Educação Física e como recurso facilitador de aprendizagens. Sendo um documento de natureza teórico-prática serão apresentados relatos de experiências de práticas, bem como a sua análise reflexiva, referentes à temática do relatório e desenvolvidas nos dois contextos onde este se desenvolveu o nosso estágio. Além do mais, realçaremos questões relativas ao processo do nosso estágio pedagógico, tais como, a formação inicial de professores – enquanto processo de crescimento e desenvolvimento profissional.