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- Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das criançasPublication . Pinto, Maria Helena Moreira; Castanho, Maria da Graça Borges; Gomes, CarlosO presente relatório de estágio, nos moldes previstos no Diário da República, 1ª Série, nº 38 de 22 de Fevereiro de 2007, é o culminar do trabalho realizado durante os estágios no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Práticas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este irá conter uma análise e reflexão às práticas desenvolvidas e opções tomadas durante os dois momentos de estágio, procurando estabelecer comparações entre o trabalho desenvolvido no Pré-Escolar e no 1º Ciclo. As análises e reflexões serão acompanhadas de fundamentação teórica de forma a dar consistência às afirmações proferidas. No seguimento das práticas, foi realizado um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. O estudo recai em questões relacionadas com a utilização das TIC nas práticas lectivas e o seu contributo para o desenvolvimento de competências nos/as alunos/as. A um dado momento do estudo, de forma a incidir mais nas competências de escrita, foi pedido aos alunos do 3º ano (turma onde decorreu o estágio no 1º Ciclo) para realizarem um trabalho de elaboração de histórias com e sem recurso ao computador. De forma a que as crianças dessem a conhecer o seu trabalho e experimentassem uma ferramenta disponibilizada na internet para publicações de histórias, as mesmas trabalharam a produção textual, a leitura e ilustrações que se encontram disponíveis no site da Cast Universal Design for Learning (UDL) denominado Book Buikder. Neste estudo foram aplicados alguns métodos característicos da investigação: inquérito por entrevista, inquérito por questionários, análise de registos e análise documental. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que nem sempre as TIC estão presentes nas práticas lectivas dos/as docentes. No entanto, neste relatório, estão relatadas algumas práticas em que as TIC são utilizadas numa perspectiva de interdisciplinaridade de forma a contribuir para que as crianças desenvolvam competências relevantes ao seu desenvolvimento cognitivo. Por tudo isso, é importante que os professores, enquanto catalisadores da Sociedade do Conhecimento, vejam as TIC, integradas no currículo, como ferramentas cognitivas e com potencialidade, mediante a sua utilização, para o desenvolvimento de competências nos/as alunos/as. Neste relatório procurou-se reflectir sobre os aspectos negativos e positivos com a apresentação de possíveis reformulações. Nas práticas procurou-se que as crianças fossem produtoras de informação, com responsabilidade. Assim, desejou-se proporcionar um ambiente de aprendizagem activa e significativa, onde os/as alunos/as se pudessem sentir como parte integrante na construção do seu conhecimento.
- As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões (artísticas e físico-motora) na escola de jardim-de-infância/1º ciclo do ensino básicoPublication . Furtado, Nemésia Pavão Bettencourt; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se como um relatório final dos estágios realizados nas disciplinas das Práticas Educativas Supervisionadas I e II. O trabalho tem um pensamento crítico-reflexivo sobre as práticas pedagógicas, possibilitando a partilha de saberes e conhecimento profissional. A prática da docência é, precisamente, reflectir, compreender e interpretar as diferentes situações vivenciadas no meio escolar, tendo sempre uma perspectiva de reformular e adequar as estratégias de ensino às características das crianças, explorando as suas dificuldades, motivações e interesses. Neste seguimento, optámos, também, por reflectir algumas questões subordinadas ao tema das potencialidades didácticas das actividades da área das expressões (artísticas e físico-motora) na escola de Jardim-de-infância/ 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha desta temática prendeu-se com o facto de considerarmos o campo das expressões extremamente rico para os escalões etários contemplados (crianças com idades até 10/ 11 anos) e de esta área não dever ser encarada como área de menor importância para o desenvolvimento global e integrado das crianças, pois, para além do seu valor por si só, as expressões podem ainda estar intimamente ligadas às restantes áreas do currículo escolar, como suporte didáctico para a aprendizagem. Para além de um investimento destas áreas nas práticas pedagógicas do estágio, investimento esse realizado com a planificação, a intervenção e a reflexão dessas práticas, optámos por realizar um aprofundamento do tema, recorrendo a uma metodologia quantitativa, através da aplicação de inquérito por questionário aos pais e aos educadores/ professores do 1.º ciclo das escolas onde foram realizadas as correspondentes práticas educativas. Os resultados deste inquérito permitiram-nos aduzir que tanto os encarregados de educação/ pais, como os professores/ educadores consideram que a área das expressões é uma estratégia educacional fundamental para o desenvolvimento integral e global das crianças, favorecendo, assim, um leque variado de experiências de aprendizagem com qualidade. Do mesmo modo, no decorrer das nossas práticas nos dois estágios, concluímos que o campo das expressões pode ser extremamente rico e um poderoso instrumento ao serviço da educação pré-escolar e básica (1.CEB) das crianças da nossa escola.
- Stakeholder and public partnerships in inclusive risk governance: from involvement to participation and deliberationPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.; Neves, Isabel; Rego, Isabel Estrela
