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- A cidadania e o bem-estar psicológico de estudantes adolescentesPublication . Cabral, Natércia Maria Tavares Pimentel; Medeiros, Maria Teresa Pires deAs práticas de cidadania são indispensáveis para o desenvolvimento de competências de cidadania e a escola é, por excelência, um contexto de educação para a cidadania. Neste domínio, o sistema educativo da Região Autónoma dos Açores tem intentado desenvolver no estudante um diálogo interior, de modo a conduzi-lo à tomada de consciência de uma ética pessoal, com vista ao exercício da cidadania, através do Decreto Legislativo Regional nº 21/2010/A, que apresenta uma área curricular não disciplinar – de formação transdisciplinar – intitulada “Cidadania”. Apesar de as questões da educação para a cidadania se assumirem de extrema pertinência, a investigação portuguesa neste domínio é muito reduzida. A investigação agora em análise sobre a Cidadania e o Bem-Estar Psicológico de Estudantes Adolescentes foi enquadrada na exploração de duas componentes: o envolvimento dos estudantes na escola, no exercício da cidadania, e o bem-estar psicológico destes estudantes adolescentes. A partir das questões de investigação – Até que ponto é que o envolvimento dos estudantes na escola, no exercício da cidadania, varia em função de variáveis sócio-demográficas, como a idade, o sexo e o ano de escolaridade? Existirá uma relação entre o envolvimento dos estudantes na escola, no exercício da cidadania, e o bem-estar psicológico destes estudantes adolescentes? Definimos os principais objectivos que nortearam esta investigação: (i) Identificar a relação entre o envolvimento dos estudantes na escola, no exercício da cidadania, e as variáveis: idade, sexo e ano de escolaridade; (ii) Compreender o envolvimento do estudante na escola, no que respeita ao exercício da cidadania; (iii) Analisar a relação entre as variáveis do bem-estar psicológico e as do envolvimento do estudante na escola, quanto ao exercício da cidadania. Com base nestes objectivos, realizámos um estudo exploratório, com uma amostra de 350 estudantes, dos 8º e 11º anos de escolaridade, de duas escolas do concelho de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel, do Arquipélago dos Açores). Os resultados obtidos revelam que são os estudantes do 8º ano de escolaridade do sexo feminino que se envolvem mais nas actividades escolares, no domínio de uma cidadania activa. Por outro lado, são os estudantes do 11º ano de escolaridade que revelam um maior envolvimento sócio-afectivo com os colegas e com os professores. Mas, é ao nível do sexo masculino que se encontra um maior envolvimento global na escola, sobretudo nos grupos etários 15-17 (adolescência média) e 17-18 (adolescência final). Por fim, concluímos que a participação dos estudantes adolescentes, no contexto da cidadania, conduz ao bem-estar psicológico dos mesmos. Tecem-se implicações do estudo ao nível do contexto da prática pedagógica, nomeadamente na metapraxis docente e no quadro geral das boas práticas docentes.
