Browsing by Issue Date, starting with "2006-03-10"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesaPublication . Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa; Couto, João Pedro AlmeidaAo longo dos últimos anos, a indústria gráfica, tem sofrido alterações, que interferem nas opções estratégicas de cada empresa. Clientes mais exigentes, prazos de entrega mais curtos, concorrentes mais agressivos, são algumas das mudanças com que as empresas gráficas se defrontam. Estas empresas têm grande preocupação ao nível da produção e como é cada vez mais pertinente conhecer e interpretar o mercado, esta dissertação vai procurar compreender a realidade das empresas gráficas portuguesas, aplicando alguns conceitos do marketing estratégico, aferindo a sua postura quanto à analise de mercado e acções desencadeadas para actuar sobre o mesmo. Fez-se o enquadramento desta indústria com base nas estratégias genéricas de Porter, tendo-se identificado a presença de quatro grupos estratégicos. Os resultados apontaram ainda, no sentido de que, a adopção da estratégia depende da orientação de mercado de cada grupo de empresas.