Browsing by Issue Date, starting with "2005-10-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelação de vendas de novas superfícies comerciais.Publication . Mendes, Armando B.Os retalhistas sempre entenderam a localização como um factor crítico do sucesso de uma nova loja. No entanto, tentar perceber todos os aspectos da localização, potencial da área de influência e comportamentos do consumidor pode revelar-se uma tarefa de elevada complexidade. Nesta dissertação apresenta-se uma metodologia de apoio à decisão na avaliação de localizações potenciais de lojas de retalho alimentar de pequena a média dimensão, com base em modelos de previsão de vendas. A recolha de dados necessários à modelação inclui dois inquéritos a clientes e um programa de mystery shopping. Utilizam-se diagramas de Voronoi multiplicativos ponderados no tratamento espacial de dados demográficos do censo 2001. Descreve-se o estado da arte relativamente a modelos e métodos utilizados em problemas semelhantes e sugere-se uma classificação com três classes. É definida uma tipologia de lojas com base na comparação de três métodos de integração de conhecimento de especialistas: a priori, a posteriori e interactivo. Induzem-se regras proposicionais para classificar uma nova localização num dos grupos de lojas análogas. Após a classificação de uma localização potencial utiliza-se um modelo de regressão linear para prever vendas. Os modelos são implementados numa folha de cálculo segundo uma filosofia loosely coupled. A integração de conhecimento de domínio por parte de especialistas, nos modelos construídos, e a geração de novo conhecimento sobre o problema são elementos estruturantes de todo o trabalho apresentado.