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- Observations on the biology and ecology of selected macroalgae from the littoral of São Miguel (Azores).Publication . Neto, Ana I.The dominant benthic algal species from two sites, located on opposite coasts of the island of Sao Miguel, Azores (Sao Roque in the south and Sao Vicente on the north coast) were studied over a two-year period (September 1993-September 1995). From both sites monthly collections were made in the intertidal zone and in the adjacent subtidal zone down to a depth of 15 m. The algae occur under different ecological conditions, a few species being restricted to the intertidal zone (Fucus spiralis, Gelidium microdon, Jania crassa, Caulacanthus ustulatus and Chondria coerulescens), while others (Codium elisabethae, Zonaria tournefortii, Jania verrucosa and Sphaerococcus coronopifolius) were exclusively present subtidally. Other species were present at both levels. Differences were observed between the two sites. A few species (Chaetomorpha linum, Corallina elongata and Caulacanthus ustulatus) were more abundant at Sao Roque, their presence on the north being only sporadic or occasional. On the other hand, Fucus spiralis, Gelidium microdon, Sphaerococcus coronopifolius and Centroceras clavulatum were statistically more abundant at Sao Vicente. Seasonal changes were seen in the growth and/or reproduction of certain species, with many (Ulva rigida, Bryopsis hypnoides, Stypocaulon scoparium, Dictyota dichotoma, Padina pavonica, Colpomenia sinuosa, Gelidium microdon, Asparagopsis armata, Chondracanthus acicularis and Plocamium cartilagineum) having larger plants and/or higher values of biomass in spring and/or summer. With the exception of Dictyota dichotoma that was statistically more abundant in the second sampling year, no differences were observed on the species abundance between the two years. Reproductive phenology varied according to species, with many (Fucus spiralis, Ulva rigida, Gelidium microdon, Jania rubens, Sphaerococcus coronopifolius, Caulacanthus ustulatus, and Plocamium cartilagineum) having prolonged fertile periods. Some species were more seasonal in their reproduction, being fertile only over two seasons: Codium elisabethae and the tetrasporophyte of Asparagopsis armata in autumn and winter; Cystoseira abies-marina and Pterocladiella capillacea in summer and autumn; the gametophyte of Asparagopsis armata in winter and early spring. A few had a more restricted fertile period: Chaetomorpha linum and Jania verrucosa in summer; Chondracanthus acicularis in autumn.
- O uso de mapas conceptuais como estratégia no ensino da Física e da QuímicaPublication . Portinha, Emília; Gomes, CarlosEntre os papéis atribuídos ao professor pelos sistemas de ensino, estão os de investigador e inovador. A investigação é assim uma estratégia de formação, que poderá ser um dos principais meios de desenvolvimento profissional do professor. A investigação permitirá incutir uma mudança de atitudes que o levarão a analisar e avaliar a sua própria experiência e a reformular os seus critérios de actuação. O professor necessita de se envolver em experiências de aprendizagem que contestem as teorias tradicionais, em experiências onde possam estudar os alunos e a sua construção de significados (...). Somente através de uma interrogação, reflexão e construção extensiva ocorrerá a deslocação de paradigma na educação – o construtivismo1 O ensino das ciências revela uma elevada taxa de insucesso em algumas disciplinas, nomeadamente, na disciplina de Ciências Físico-Químicas. A inversão desta problemática tem de ocorrer na sala de aula e poderá ser conseguida utilizando novas técnicas e estratégias que levem o aluno a aprender a aprender e permitam ao professor ensinar a aprender. O presente trabalho, desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Didáctica da Física e da Química durante o 1º ano de formação na Profissionalização em Serviço. Surgiu como forma de tentar melhorar a actuação do professor na sala de aula, tornando-o mais consciente e desperto para um ensino de índole construtivista. Neste trabalho foi utilizada a estratégia cognitiva – mapas conceptuais – como meio de facilitar a aprendizagem significativa dos alunos de Ciências Físico-Químicas. O mapa conceptual está de acordo com um modelo de educação “centrado no aluno e não no professor, que atenda ao desenvolvimento de destrezas e não se conforme apenas com a repetição memorística da informação por parte do aluno e, que pretenda o desenvolvimento harmonioso de todas as dimensões da pessoa e não apenas as intelectuais”2. O estudo efectuado, consistiu no uso de mapas conceptuais por alunos do 10º ano de escolaridade como estratégia de ensino-aprendizagem e avaliação. A apresentação de alguns resultados obtidos serão o objectivo principal desta comunicação. Assim, salientam-se alguns aspectos: a aplicação dos mapas conceptuais por parte dos alunos teve uma boa aceitação destes; verificou-se uma melhoria nos resultados da avaliação efectuada nas questões envolvidas na construção de mapas conceptuais; esta estratégia despertou nos alunos a vontade e entusiasmo quanto a novas aplicações no futuro e a sensibilidade para as potencialidades que poderão tirar da utilização do mapa de conceitos. Referências 1 C. Fosnot, Construtivismo e Educação: Teorias, Perspectivas e Prática. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa. Instituto Piaget. Divisão Editorial, 1999. 2 A. Ontoria, et al., Mapas Conceptuais – Uma Estratégia Para Aprender (A. M. Vilar, trad.). Rio Tinto. Edições ASA, 1992.