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- O ensino da Língua Portuguesa nos EUA para o novo milénio : Plano GlobalPublication . Castanho, Maria da Graça Borges; Serpa, Caetano Valadão; Serpa, Maria de LourdesO plano que agora se apresenta às entidades governamentais portuguesas e a outros organismos com responsabilidades nos destinos do nosso idioma fora de Portugal constitui uma primeira abordagem global à problemática da manutenção e expansão do Português nos EUA. Foi elaborado por um grupo de estudiosos/as e investigadores/as preocupados/as com o futuro da nossa língua neste país. Este estudo apresenta um conjunto de propostas e reflexões e visa preencher uma lacuna existente no âmbito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no extenso espaço geográfico norte-americano, o qual conta com mais de 90.000 escolas, 46 milhões de estudantes - do Jardim de Infância ao 12º ano de escolaridade - e 3.000 universidades. Exprime uma visão abrangente do que poderá e deverá ser o ensino do nosso idioma nas suas várias dimensões, desde o Pré-Escolar ao Ensino Universitário, quer em escolas públicas ou privadas. Analisa o contexto actual, propõe objectivos de trabalho e indica pistas práticas a seguir, particularmente em sete dos cinquenta estados e territórios onde há maior concentração de falantes de Português (cf. Anexo 1). Sendo este um contributo que se enquadra na dinâmica de muitas outras línguas que se têm vindo a afirmar nos EUA, com o apoio directo dos países de origem, como, por exemplo, a Espanha, espera-se que o Governo Português e demais instituições com responsabilidades a este nível tomem, num quadro de referências inovador e especializado, as medidas necessárias, conducentes à manutenção e expansão da Língua Portuguesa, num país que conta com cerca de três milhões de falantes do Português e/ou seus descendentes. Para tal, há que proceder a um conjunto vasto de reformas, entre as quais se destacam a integração do Português nas escolas norte-americanas e a instalação, na Embaixada de Portugal em Washington, dos serviços de Coordenação de Ensino Português, para que a representação portuguesa, ao nível do ensino da língua, tenha a mesma dignidade e visibilidade do que as outras línguas estrangeiras junto dos organismos federais que apoiam e legislam sobre esta matéria tão sensível e prioritária para os EUA.