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- Contribuição para o estudo da luminária popular açoriana (Pico, S. Jorge, Faial e Terceira)Publication . Martins, Rui de Sousa“[…]. Utensílio indispensável na casa rural portuguesa, a candeia extinguiu-se, desaparecendo quase sem ninguém dar por isso. Venceu a noite, mas não resistiu ao néon. Objecto «pobre», mas fascinante, conheceu coleccionadores-amantes e grandes nomes da etnografiase lhe dedicaram. A título de homenagem, vale a pena citar Walter Hough, Robins e os nossos Rocha Peixoto e Eduíno Borges Garcia. […]”
- A Caldeira do Fogo : génese e evolução das formas do relevoPublication . Fernandes, José G. C.Olhado no passado como peça fundamental na contextura da expansão europeia e, no presente, como fonte inesgotável de recursos, o mar foi, e ainda é, um obstáculo de declarada importância no desenvolvimento económico dos Açores, porque quebra a continuidade do espaço territorial do arquipélago, porque o torna longe dos dois continentes mais próximos e porque condiciona a ocupação humana à escassez do chão insular. Para uma sociedade de tradições agro-pastoris como a açoriana que do amanho da terra retira a sua maior riqueza, o último aspecto referido reveste-se de particular acuidade. Não só as águas confinam as suas terras como, do eterno antagonismo entre o oceano e a terra firme, aquele sai sempre vitorioso. Outrossim, o mar é, por excelência, a bacia receptora dos solos que, no interior das ilhas, a erosão pouco a pouco vai roubando. O lento, mas persistente recuo da costa, é um processo natural que resulta da continuada agressividade das ondas: contra a poderosa força destas, pouca ou nenhuma oposição pode o habitante ilhéu oferecer. A erosão, tomada aqui como desgaste, é um processo de denudaçao dos continentes, natural também e tão antigo como estes o são. Neste campo porém, a interferência do homem pode revestir-se de aspectos significativos que visem retardar ou minimizar o mecanismo erosivo ou de outros que, pelo contrário criem condições ao disparar do processo ou a sua aceleração. No arquipélago dos Açores, e apesar do prejuízo irreparável que actualmente representa o transporte de camadas de solo pelas escorrência superficial, os efeitos da erosão têm sido descorados pelo homem ou olhados com alguma negligência. [...]
- Noeticidade metafórica da linguagem científicaPublication . Enes, José“O presente estudo procurou penetrar na intimidade dinâmica da linguagem humana a fim de descobrir se no seu âmago se encontra uma estrutura nuclear comum a todas as espécies em que a linguagem se elabora, diversifica e multiplica. Destas muitas espécies duas há que apresentam uma radical oposição nos seus processos expressivos. Refiro-me à linguagem poética e à científica. A linguagem poética tem como característica estrutural a expressão metafórica, enquanto a linguagem científica persegue meticulosa e mensurativamente a definida univocidade da terminologia convencional e o rigor matemático do discurso teórico. […]”
- Juvenilidade e comportamento : o caso de alguns fidalgos portugueses na Baixa Idade MédiaPublication . Riley, Carlos Guilherme“[…]. Há, portanto, formas específicas e determinadas de se ser jovem e, como tal, importa que a análise da juventude seja historicamente definida em termos espaço-temporais e sociais. Dentro do quadro social do Ocidente Medieval, a nossa atenção será retida sobre a especificidade do comportamento juvenil no seio da camada aristocrática-guerreira e, mais adiante, debruçar-nos-emos sobre o caso particular dos mancebos fidalgos em Portugal nos finais do século XIV e parte do XV. […]”
- Nicolau de Orta Rebelo na senda das civilizações pré-clássicas (1606-1607)Publication . Carreira, José Nunes“[…]. Sete longos meses se demorou Nicolau de Orta Rebelo no Oriente Próximo, trilhando vias que tinham sido de exércitos conquistadores, vendo paisagens outrora pontilhadas da cidades opulentas e monumentos grandiosos, respirando odores vagos de civilizações desaparecidas há milénios. Que ecos terá captado o modesto soldado-funcionário dessas grandezas remotas, mal perceptíveis em nebulosas evocações lendárias e ruínas materiais esparsas? O apetrechamento cultural não devia ser famoso, embora dê aqui e além um ar da sua graça. Orta Rebelo está medianamente informado de viajantes que o precederam em terras do oriente. […]”
- A questão cerealífera nos Açores nos séculos XV-XVII : elementos para o seu estudoPublication . Vieira, Alberto“[…]. O arquipélago açoriano apresentava-se assim, desde a primeira metade do século XVI, como o meio apropriado para a afirmação da cultura de cereais. As assimetrias evidenciadas pela estrutura, relevo e clima conduziram a um arranque desarticulado da colonização e aproveitamento do solo, marcando um povoamento heterogéneo e uma arrumação de culturas consoante as potencialidades do meio ou dos interesses do mercado atlântico. Assim se arrumaram neste meio extenso e variado, os produtos de provimento das naus (vinho, trigo) e de consumo industrial (pastel) não se afirmando o açúcar. As razões que conduziram ao abandono da cultura da cana sacarina resultam mais da actuação dos interesses marcantes do dirigismo económico, do que das dificuldades da sua adaptação ao solo. […]”
- Inadequação e incompletude : o sentido da «dialéctica» na filosofia de Maurice BlondelPublication . Patrão Neves, Maria do Céu“[…]. Ao longo da história da filosofia verificamos que «dialéctica» tem sido tomada em duas acepções. Na primeira é entendida como «arte de raciocinar», designa o rigor da demonstração. Neste sentido ela é cerrada e irrefutável. Existe porém, uma outra acepção em que «dialéctica» não possui uma conotação positiva, mas sim negativa: a «dialéctica» designado uma argumentação de carácter sofístico. […]. Em Maurice Blondel veremos que a «dialéctica» escapa a qualquer determinação até agora nomeada. […]. A dialéctica blondeliana é, pois, essencialmente, uma «dialéctica do real vivido», harmonizando o sentido do concreto com a perspectiva do singular. […]”
- Problèmes ontologiques et éthiques d'une philosophie de la culturePublication . Renaud, Isabel Carmelo Rosa; Renaud, Michel“La présente étude a pour but de mettre en relief les noyaux significatifs d’une philosophie de la culture. Parmi les multiples questions que suscite le phénomène culturel, deux points de vue ou deux méthodes d’approche ont été retenus, ceux de l’étique et de l’ontologie, qui déterminent les deux parties de l’exposé. Sous le titre de «expression culturelle et ontologie de l’esprit», la première partie de cette étude philosophique de la culture tentera de cerner progressivement l’enjeu de la culture. En ce sens, l’approche philosophique de la culture diffère de l’approche propre à l’anthropologie culturelle. […]”
- Filosofia e vidaPublication . Fraga, Gustavo de“John Henry Newmann, num texto clássico, esboçou a genealogia da universidade, desde a sua origem como Studium Generale, como assembleia de pessoas de diversas origens reunidas num lugar, como escola universal de conhecimento, composta por professores e estudantes de todas as procedências. Com eloquência límpida e flexível, a descrição identifica-se com a ideia, na essência, de «um lugar para a comunicação e circulação do pensamento, por meio de intercomunicação pessoal». Esta educação mútua, como necessidade da nossa natureza, segue a ordem das gerações, de preferência através das litera scripta . […]”
- Os ribeiragrandenses e a morte durante a segunda metade do séc. XVI (1556-1600)Publication . Tavares, Marília de Assis“Presente e familiar, como outrora, ou envergonhada e objecto de interdito, como nos nossos dias, a morte pode ser considerada, em todas as épocas, como uma soberana inexorável e sempre vitoriosa que, mais cedo ou mais tarde, virá exigir-nos o cumprimento da obrigação que para com ela contraímos no preciso momento em que nascemos. Como não podia deixar de ser, os ribeiragrandenses da época quinhentista não foram poupados pois também eles tiveram de pagar o inevitável tributo à morte. A finalidade deste estudo é, precisamente, a análise de alguns dos aspectos da mortalidade na freguesia de Nossa Senhora da Estrela nos anos de 1556 a 1600. […]”
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