Browsing by Issue Date, starting with "1982-01"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- L'insecte initiatique chez J. M. G. Le ClézioPublication . Siganos, André“Nul autre romancier contemporain n’est peut-être plus obsédé que Le Clézio par la figure de l’Insecte, comme on peut le constater en vérifiant la présence de cet animal dans la quasi-totalité de ses écrits; présence ambivalente, qui témoigne à las fois de l’inquiétude de l’auteur à l’égard de ce monde grouillant, mais aussi d’«une fascination admirative pour (sa) perfection, (sa) force, et (sa) vitalité». Dès le Procès-Verbal, les papillons tissent des danses inquiétantes autour du héros qu’ils finissent par attaquer; le ver de terre constitue une métamorphose possible de l’homme pour un retour à une vie organique élémentaire, et, de ce fait, sécurisant; et les insectes, par milliers, représentent déjà une vie sans fin, une force incommensurable, que le feu même semble ne pas pouvoir vaincre. […]”
- José Bruno Carreiro : o anterianistaPublication . Fraga, Gustavo de“Inserido nesta comemoração por convite do Instituto Cultural de Ponta Delgada, que muito me honrou, tenho de começar o exercício do grato dever da evocação da memória do Dr. José Bruno Carreiro como escritor e, particularmente, como anterianista, fazendo notar que a pessoa mais indicada para estar no meu lugar seria o Dr. Ruy Galvão de Carvalho, neste momento atingido por sucessos imprevisíveis da sua vida familiar. Com efeito, seria ele, para quem José Bruno Carreiro, em 26 de Outubro de 1930, escrevia que estava «em febre de trabalhos anterianos», sobre os quais muito teria que versar, […]”
- A Beira Interior em 1496 : sociedade, administração e demografiaPublication . Dias, João José Alves“Em 1965, na Revista Do Tempo e da História, nº 1, a Professora Virgínia Rau publicava um interessante artigo intitulado «Para a História da População dos Séculos XV e XVI (Resultados e Métodos)» A sua essência era um curioso e precioso documento, raro para o séc. XV português, devido às suas informações demográficas, que abrangia uma parte da Beira Interior, desde Manteigas até ao Rio Tejo. Longe se estaria, então, de pensar que, passados quinze anos sobre esta publicação, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo nos daria mais um trecho do inquérito levado a cabo na mesma zona e no mesmo ano de 1496. […]”
- Da divisão social do trabalho : uma abordagem sociológicaPublication . Moniz, António Brandão“A sociologia tem como objecto de análise a acção social e a sua expressão nas relações sociais. Estas relações estão organizadas de múltiplas formas, e conhecem infinitos tipos de interacções humanas. No entanto, o conjunto de relações em que os indivíduos se opõem ou criam laços de solidariedade fundamenta-se e verifica-se na esfera da produção. É efectivamente neste domínio que a conduta humana encontra uma das suas mais importantes determinações. Assim, o desenvolvimento da organização industrial acabou por fornecer verdadeiramente algumas das características essenciais da sociedade moderna. Uma delas é o fenómeno da especialização que se acentuou particularmente na indústria e acabou por abraçar praticamente todos os outros domínios da actividade humana. […]”
- Vitorino Nemésio : na senda do verbo primordialPublication . Goulart, Rosa Maria Batista“Escritor de poligráfica expressão, poeta da açorianidade e simultaneamente atraído pelos grandes temas universais, dividido entre a memória da infância (que pretende recuperar intacta) e as graves reflexões da maturidade, Vitorino Nemésio é bem o artista que expressa na sua poesia as perplexidades da escrita. Perplexidade não pela carência das palavras, que na posse delas sempre foi privilegiado, antes na acomodação das mesmas ao mundo que elas próprias criam, mundo que um gesto mágico, mimese do primordial acto da criação, faz surgir, por obra e graça do próprio verbo que o nomeia. […]”
- Reflexos da Rvdens de Plauto em The Tempest de ShakespearePublication . Torrão, João Manuel Nunes“A crítica das fontes tem assinalado a influência da literatura de viagens do seu tempo sobre a última peça de Shakespeare – The Tempest. Mas tem concedido escassa atenção às reminiscências significativas que, na estruturação e nas personagens, aquela obra apresenta em relação à Rudens de Plauto. Parece-nos vantajoso, por isso, dar aqui uma síntese das duas peças e assinalar, depois, os aspectos mais relevantes em que essa influência se pode verificar. […]”
- Açores : comércio e comunicações nos séculos XVI e XVIIPublication . Gil, Maria Olímpia da Rocha“[…]. Para os comerciantes dos séculos XVI e XVII as ligações marítimas ocupavam um lugar primacial nas suas preocupações. Daí o interesse depositado na definição cada vez mais clara das rotas, nas variadas formas de progresso técnico e científico, em tudo o que pudesse garantir um aumento de rapidez, de precisão e, acima de tudo, de segurança. Isto porque, apesar do crescimento que se ia verificando, uma realidade persistia com todos os seus inconvenientes: a insegurança que resultava das más condições atmosféricas, da actividade dos piratas, das doenças que atingiam viajantes e tripulações e de outros factores imprevisíveis. […]”
- Equiparação e manutenção de privilégios em meados do século XVPublication . Sousa, João Silva de“Era vulgar o rei de Portugal conservar imunidades a quem já as detinha, por razões várias, ou equiparar súbditos seus a outros extractos sócio-profissionais. Melhor explicitando, podemos dizer que o soberano contempla dois géneros distintos de beneficiados: os homens que, por motivos muito particulares e que veremos adiante, conservam os seus privilégios ou os adquirem pela primeira vez; as mulheres, na sua grande maioria quando viúvas, enquanto forem vivas e mantiverem a sua honra. […]”
- O Antigo Testamento na lírica e no teatro de CamõesPublication . Carreira, José Nunes“Em rigor, não se deveria aflorar um tema destes sem resolver uma questão prévia – a do cânone da lírica camoniana. Mas, como fixar tal corpus «não é possível no estádio dos conhecimentos actuais – e decerto nunca o será, salvo se ocorrerem miríficas descobertas de cancioneiros autógrafos ou de cancioneiros apógrafos, cuja fiabilidade não seja vulnerável…» -, submeter-se a uma exigência metodológica destas equivaleria a adiar para as calendas gregas o estudo das fontes veterotestamentárias da lírica de Camões. Investigar o teatro camoniano sob esta perspectiva é mais simples, até porque são muito ténues as influências seguras e directas do Antigo Testamento. […]”
- A mulher na poesia francesa do século XII (II)Publication . Vilhena, Maria da Conceição“Na primeira parte deste trabalho referimo-nos à mulher como inspiradora e criadora de poesia. Nesta segunda parte, vamos abordar um aspecto mais histórico: a acção da mulher em favor da criação literária. […]”