Browsing by Author "Vieira, Susana Andreia Ferreira"
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- A Implementação do Subprograma Oportunidade i em Rabo de Peixe : A Percepção dos ProfessoresPublication . Condessa, Isabel; Vieira, Susana Andreia FerreiraEsta comunicação centraliza-se numa análise sobre o primeiro ano de implementação de um programa curricular adaptado - Subprograma Oportunidade I (PO I) - na área vocacional das expressões, com reforço disciplinar da educação artística e educação física, numa escola de uma comunidade carenciada da Região Autónoma dos Açores, da Vila de Rabo de Peixe. Partiu-se do pressuposto que este programa de recuperação constituía uma estratégia de intervenção pedagógica inovadora para o ensino no 1º CEB, aspirando contribuir para o sucesso educativo de crianças e jovens que, de outra forma, não conseguiriam completar esse grau de ensino. Realizámos uma abordagem de carácter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Primeiramente, através de um questionário indagámos todos os professores que leccionavam este subprograma em 2009/10; posteriormente, aplicámos uma entrevista aos pares pedagógicos com opinião menos favorável ao PO I, sob o intuito de conhecer-se a sua percepção quanto ao impacto deste programa na comunidade escolar em questão. No que concerne, aos resultados do nosso estudo parecem surgir algumas diferenças de opinião por parte dos professores relativamente ao primeiro ano de implementação deste PO I, sobretudo entre os professor mais generalistas, também tutores, e os especialistas, cujas expectativas profissionais parecem ter sido ligeiramente diferentes. Contudo, no seu primeiro ano de implementação os professores consideram que o seu impacto é globalmente favorável para as crianças e jovens da comunidade escolar de Rabo de Peixe, se bem que deva haver um reforço nos recursos – materiais e humanos, que apoiam este projeto.
- O subprograma oportunidade I na área temática das expressões : um estudo de caso em Rabo de Peixe.Publication . Vieira, Susana Andreia Ferreira; Condessa, IsabelCom este projecto, realizado na área de especialidade em ensino no 1.º ciclo do ensino básico (1.ºCEB) do curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, pretendemos reflectir sobre o primeiro ano de implementação, na Região Autónoma dos Açores, do Subprograma Oportunidade I (PO I) na área vocacional das expressões, com reforço disciplinar da educação artística e educação físico - motora. Partindo do pressuposto que este programa específico de recuperação é visto como uma estratégia de intervenção pedagógica inovadora para o ensino das expressões no 1º CEB, aspiramos contribuir para o sucesso educativo de crianças e jovens que, de outra forma, não completariam esta primeira fase do ensino básico. Nesta nossa pesquisa definimos vários objectivos de estudo para conhecer a percepção dos professores, que leccionaram em 2009/10 neste subprograma, em par pedagógico, detém sobre o impacto que o PO I proporcionou, numa comunidade escolar da Vila de Rabo de Peixe; mais propriamente na Escola Básica Integrada Rui Galvão de Carvalho. Pretendemos apurar, quais as mudanças que esse programa específico facultou às crianças/jovens, ao nível de aquisição de competências essenciais da área das expressões do 1º CEB, assim como, realizar uma apreciação final sobre os aspectos a melhorar na continuidade da sua aplicação. E por fim, compreender “as mudanças” operadas âmbito do desenvolvimento profissional do(s) professor(es), no que refere às suas funções de leccionação, tutoria, cooperação e reflexão; e, às necessidades sentidas quanto à melhoria de recursos materiais, de dinâmicas de cooperação e de formação adequada. Assim, propusemo-nos fazer uma abordagem de carácter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, na modalidade de estudo de caso, num contexto específico de escola. A entrevista, foi elaborada em função dos resultados obtidos pela aplicação do inquérito por questionário a todos os professores da escola que leccionavam neste subprograma, sendo posteriormente aplicada apenas aos pares pedagógicos com opinião menos favorável, de cada grupo disciplinar, em relação ao PO I. No que concerne, aos resultados do nosso estudo parecem surgir algumas diferenças de opinião por parte dos professores relativamente ao primeiro ano de implementação deste PO I, sobretudo entre os professores mais generalistas, também tutores, e os especialistas, cujas expectativas profissionais parecem ter sido ligeiramente diferentes. Contudo, no seu primeiro ano de implementação os professores consideram que o seu impacto é globalmente favorável para as crianças e jovens da comunidade escolar de Rabo de Peixe, se bem que deva haver um reforço nos recursos que apoiam este projecto - materiais e humanos. Esperamos que este estudo possa levar uma reflexão a todos os professores, que leccionem neste tipo de Programas, de forma a tentar colmatar as dificuldades sentidas, nomeadamente ao seu funcionamento, para os alunos alcancem sucesso educativo.