Browsing by Author "Vieira, Sara Furtado"
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- O marketing digital na hotelaria : key performance indicators e web analyticsPublication . Vieira, Sara Furtado; Tiago, Maria Teresa BorgesA importância de empregar ferramentas digitais no domínio da hotelaria surge recorrentemente na literatura nos últimos vinte anos. Contudo, apesar da sua importância e dos benefícios que lhe são associados nem todas as ferramentas são adotadas e os níveis de sofisticação tecnológica das empresas varia. Conquanto, o presente projeto, intitulado “O marketing digital na hotelaria: Key performance indicators e web analytics” tem como principal objetivo aferir quais as ferramentas de marketing digital que detêm maior relevância no processo de tomada de decisão e o impacto que as mesmas têm na conversão em vendas das unidades hoteleiras. Para tal, procurou-se analisar as estratégias de marketing de empreendimentos hoteleiros, considerando as suas características, bem como as do mercado onde se inserem. Explorando as características do marketing digital e de que forma se ajustam às tendências no mercado hoteleiro é possível inferir que a estratégia digital está associada às vantagens e desvantagens percecionadas no processo de criação e entrega de valor. Este trabalho de investigação recorreu a duas fontes de dados. Numa primeira fase foram distribuídos a todas as unidades hoteleiras da ilha de São Miguel um questionário sobre as suas atividades no domínio do marketing digital. Numa segunda foi efetuada uma recolha junto dos websites das unidades hoteleiras em torno de três dimensões: brochura informativa, loja virtual e espaço interativo. O estudo revelou que apesar dos constantes avanços nas tecnologias e a sua influência na perceção de valor dos consumidores, ainda é difícil quantificar o impacto digital na conversão em receitas da indústria hoteleira. Além disso, concluiu-se que o nível de sofisticação dos hotéis está muitas vezes ligado ao seu contexto ao nível da dimensão, tipologia da unidade ou a combinação destas variáveis com a categoria (número de estrelas) do hotel.