Browsing by Author "Ventura, Carlos M. Cravo"
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- A arte de contar uma história em poucos minutos : As canções da América durante a "Folk Revival" e o contributo de Tom PaxtonPublication . Ventura, Carlos M. CravoO presente trabalho é uma reflexão sobre a chamada “folk revival” no seu período de maior pujança, o da década de sessenta do século XX, sem todavia deixar de aflorar as duas décadas precedentes e as que se lhe seguiram. Procura-se perceber, não necessariamente nesta ordem, o seguinte: (a) de que forma os acontecimentos que mais marcaram aquele período da História dos E.U.A. — o movimento pelos direitos cívicos, a guerra no Vietnam, os tumultos raciais da segunda metade da década, a contestação estudantil generalizada — se reflectem nas canções interpretadas pelos protagonistas da folk urbana; (b) em que medida as canções procuram uma legitimação artística, ao mesmo tempo que não abdicam do seu propósito mais imediato, o de desempenharem um papel congregador do activismo político, traduzido em comentários sobre a realidade social sua contemporânea; (c) como se exerce a influência cultural e estética da canção folk urbana sobre outras correntes musicais dominantes (por exemplo, as músicas rock e pop) e a que ponto estas determinaram a evolução da folk; (d) qual a amplitude do seu contributo para a construção de uma memória da época, bem como para a revitalização dessa memória nos acontecimentos do presente. O trabalho, não descurando o aspecto musical das canções, debruça-se principalmente sobre o seu componente textual. Em particular, na terceira secção do estudo, Tom Paxton é objecto de um olhar mais atento. Trata-se de um cantor cujo percurso artístico de quase meio século continua marcado por uma integridade e qualidade indisputadas (nos últimos anos, têm-se sucedido tributos e vários prémios de carreira, tanto nos E.U.A. como no Reino Unido); além de que foi um dos primeiros a ousarem apresentar-se com um repertório quase exclusivamente constituído por canções de autoria própria. De entre os muitos nomes importantes da folk revival, Paxton é aqui considerado como um dos que mais consistentemente têm mantido vivo o caminho desbravado por Woody Guthrie e, sobretudo, Pete Seeger.
- A cantiga é uma arma”? : A canção americana na segunda metade do século XX e a intervenção cívicaPublication . Ventura, Carlos M. CravoFoi através da música popular urbana que os jovens encontraram o seu sentido de comunidade, foi ao compasso da sua batida que marcharam para reclamar os direitos de cidadania há muito devidos (pelo menos, desde 1865) a uma parte significativa dos seus concidadãos, foram as palavras cantadas pelos seus trovadores que lhes deram ânimo a desafiarem a autoridade estabelecida. A canção popular urbana é, por isso, um documento histórico valioso para a construção de uma memória da época, mesmo que as histórias que conta nem sempre se pautem por uma visão esclarecida e imparcial dos acontecimentos. Mas, ainda que esclarecido, haverá discurso histórico que não tenha a sua quota-parte de parcialidade?