Browsing by Author "Variani, Marcela Frota"
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- Expressões e filosofia para crianças : o amor como fundamento do aprender mantanológicoPublication . Variani, Marcela Frota; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Sardi, Sérgio AugustoEsta dissertação se insere no âmbito da Filosofia para Crianças e das Expressões, e busca compreender como o conceito de amor pode fundamentar um aprender mantanológico. O objetivo deste trabalho é levantar pontos de reflexão em relação à questão principal mencionada anteriormente, a partir da contribuição de filósofos que pensam acerca da Educação. Diante disso, é necessário estruturar o trabalho em 3 Capítulos. No primeiro Capítulo, abordaremos o que se pode compreender por Aprender Mantanológico e como o Amor se relaciona a isto. Será imprescindível, de consequência, pensar acerca da condição filosofante da infância, sua relação com diferentes dimensões do tempo, com um eterno recomeçar. A partir disso, pensaremos o vazio como possibilidade poético-estética-ontológica e a educação que faz o educador artista em relação a esse espaço-hiato. No segundo Capítulo, refletiremos sobre o que há de inefável no ato de aprender: suas fendas, seus percursos indiretos, zigue-zagues e labirintos. Será possível enxergar o aprender como construção do sentir e de sentido? Talvez sim, percebendo como a ressignificação do tempo de vida faz parte de um caminho educativo, e como isto se dá como viagem e processo. Aprender, então, abarca a mudança como parte de um percurso. Aprende-se, muda-se e transforma-se, em silêncio, em um tempo que é, também, mistério. No terceiro Capítulo, finalmente, será enfatizada a área das Expressões (por Expressões aqui se compreendem as múltiplas e possíveis Expressões Artísticas). Escolheu-se trabalhar a Improvisação como linha geral que perpassa o campo expressivo. Improvisar torna-se, assim, um método e um modo para estar dentro do fazer educativo e também para enxergar o viver mesmo de maneira distinta. Exploraremos, então, a dimensão prática que as vivências expressivas podem assumir dentro da educação filosófica. Em suma, o problema que esta pesquisa visa a entender trata-se de como se pode conjungar o Amor à prática educativa, abordando o aprender a partir de uma perspectiva mantanológica, ao mesmo tempo em que se busca o sentido de tal perspectiva. A motivação para a escrita deste trabalho centra-se na urgente necessidade de se fazer uma educação transformadora e mais humana, que compreenda a escola para além de suas paredes, o tempo fora dos ponteiros do relógio, a infância dissociada de uma etapa, o ser humano para além de suas finitudes.