Browsing by Author "Teves, Joana Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Teves, Joana Costa; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio abarca toda a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo. No primeiro capítulo deste trabalho, refiro alguns aspetos referentes à educação, ao professor em formação e as tarefas inerentes à sua profissão e, ainda, à nossa experiência aquando do estágio pedagógico. O segundo capítulo contempla uma fundamentação teórica do tema selecionado, a atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo, a sua pertinência no desenvolvimento da criança, bem como os seus benefícios na educação. Assim, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Nos capítulos três e quatro é realizada uma análise e reflexão, de acordo com a temática selecionada e atividades desenvolvidas no decorrer dos estágios. Assim, no capítulo cinco, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Com base nos resultados apurados do estudo, concluí que os nossos entrevistados concordam e incentivam a implementação de jogos em contexto de aula. Estes afirmaram que o jogo contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança e que, além de ser uma atividade privilegiada pelos alunos, é muito flexível e pode ser aplicado aos dois níveis de ensino - pré-escolar e primeiro ciclo. Por outro lado, os alunos do 3.º ano, com quem implementamos a atividade, mostraram-se satisfeitos com este modelo de aprendizagem promovido através pelo jogo.