Browsing by Author "Sousa, Rodrigo Brilhante"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise da presença digital das empresas de animação turística pós covid-19Publication . Sousa, Rodrigo Brilhante; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO surto da pandemia da covid-19 mudou a maneira como vivemos, trabalhamos, socializamos e até viajamos, criando não apenas uma crise de saúde pública, mas uma das maiores crises económicas já vistas, afastando as pessoas e privando o mundo de acesso aos serviços. O mundo parou por alguns meses, destruindo empresas em todas as frentes, com forte repercussão para aquelas que dependiam do turismo, transformando o pós-pandemia em um ponto de viragem. Considerando a importância do marketing digital, mobile e das redes sociais no turismo, estas tornaram-se nas ferramentas de comunicação mais populares para as empresas deste setor, no pós-pandemia. Todo o ambiente de marketing, seja interno ou externo, teve de ser protegido para se manter um bom fluxo de interações, restaurar a imagem do destino e construir um bom relacionamento com as agências de viagens. Contudo, nem todas as organizações estavam preparadas para este desafio digital. O objetivo deste projeto é propor um modelo para avaliar e classificar o desempenho das empresas de animação turística em relação à sua presença digital no período pós-covid-19. O estudo centra-se na análise das estratégias de comunicação digital utilizadas por um conjunto selecionado de empresas localizadas na ilha de São Miguel no período pós-covid-19, com base em indicadores relacionados com a sofisticação da respetiva presença digital, medida pela perceção dos clientes. A avaliação foi efetuada de acordo com uma metodologia baseada na análise de todas as plataformas digitais de cinco empresas de animação turística selecionadas para o estudo utilizando as plataformas Seobility e Not Just Analitycs. Foram alvo de análise websites oficiais, otimização de motores de busca (SEO), Facebook, Instagram, Tripadvisor e a comunicação eletrónica boca-a-boca (eWOM). Após o processo de análise e apresentação dos resultados obtidos, foram identificadas as potencialidades e as fragilidades dos casos de estudo e elaboradas propostas e sugestões de ações, visando a melhoria dos serviços prestados. Este projeto tem como propósito a apresentação de um modelo de análise a todas as empresas de animação turísticas, proporcionando um guia prático às empresas que valorizam o melhoramento da sua presença digital. Sendo que, todo o método utilizado advém da pesquisa e análise do conteúdo próprio publicado e dos seus concorrentes.