Browsing by Author "Soares, Paula Margarida Fagundes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos AçoresPublication . Soares, Paula Margarida Fagundes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesNos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca, nomeadamente através da introdução das tecnologias self-service, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. A utilização destas novas tecnologias veio permitir às instituições a redução significativa de custos, bem como uma possibilidade de diferenciação da concorrência. Revela-se assim de extrema importância para as empresas o estudo da influência que a utilização de tecnologias self-service bancárias, como as ATM's, o Internet Banking e o Mobile Banking, possa ter no comportamento dos seus utilizadores. Esta investigação procura analisar em que medida a utilização mais frequente das três tecnologias self-service mencionadas influencia os comportamentos demonstrados pelos seus utilizadores residentes nos Açores, nomeadamente ao nível da satisfação, confiança, lealdade, perceção de segurança, recomendação a terceiros e relação com os funcionários bancários, tendo por base a análise de uma amostra composta por 450 inquiridos. Verifica-se que esses clientes apresentam comportamentos mais positivos perante a sua instituição financeira, em relação aos utilizadores menos frequentes. Atendendo à influência que as tecnologias self-service bancárias têm no comportamento dos seus utilizadores mais frequentes, as conclusões do estudo apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, de forma que possam ser desenvolvidas e aperfeiçoadas estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços e para o aumento da satisfação dos clientes.
- A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos AçoresPublication . Soares, Paula Margarida Fagundes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesNos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca mediante a introdução de tecnologias self-service, como as ATM’s, Internet Banking e Mobile Banking, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. Nesta investigação analisa-se a influência da utilização frequente dessas tecnologias no comportamento dos seus utilizadores, com base numa amostra de 450 residentes nos Açores. Verifica-se que os utilizadores mais frequentes apresentam comportamentos mais positivos perante a instituição financeira relativamente aos utilizadores menos frequentes. As conclusões apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e o aumento da satisfação dos clientes.