Browsing by Author "Silva, Pedro"
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- Children's practices of ICT and social inequalities : on the uses of the Magalhães computer in two school communitiesPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaThis paper addresses the Portuguese government measure that introduced a laptop - the Magalhães computer - in primary education as an attempt to extend the social base of the use of ICT. It tries to give an account of family adhesion to this computer, of some of its uses by children in different contexts, and of the question of inequality in opportunities and uses of ICT. It was based on two studies conducted in schools from two towns in different Portuguese regions. Their methodological design took a longitudinal stance and included a quantitative strand through a survey with teachers, parents and children, as well as a qualitative strand through interviews with teachers and parents and the ethnography of a class in each setting. Data revealed a) a strong adhesion to the Magalhães; b) its regular use by children (mainly at home, secondly, at school, and, thirdly, in other contexts), predominantly under their own initiative; c) the existence of a greater proportion of other computers at home by families with a higher degree of education; d) a more frequent and widespread use of the Magalhães at home by children of parents with a higher degree of education; e) a significantly uneven family support, which is stronger in socially advantaged groups; and f) less imposing rules on the use of the Magalhães at home by families with less education. Data suggest a double trend: a) a widespread acquisition of the Magalhães; and b) a selective use of the computer by the different social groups, accompanied by family mediation that is also selective. This means that, although the first political goal of the programme has apparently been fulfilled, it still lacks the next step, which addresses the effects of the socially differentiated uses of ICT at school and at home.
- Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na famíliaPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAs crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
- Educação, desigualdades sociais e usos do computador Magalhães: Uma pesquisa comparativaPublication . Diogo, Ana Matias; Silva, Pedro; Gomes, Carlos; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAo longo das últimas décadas têm-se implementado múltiplos programas governamentais e realizados investimentos consideráveis em tecnologias da informação e comunicação nas escolas, na generalidade dos países europeus, incluindo no nosso país, numa perspetiva de inclusão digital das novas gerações, particularmente dos grupos sociais mais desfavorecidos. Alguns dados já apurados apontam para o efeito que o programa e.escolinha, com início em 2008/09, no 1º ciclo do ensino básico, teve na democratização do acesso a estas tecnologias na população em causa (GEPE, 2001; Silva & Diogo, 2011). Resta, contudo, aprofundar em que medida esta democratização de acesso se está a traduzir numa verdadeira democratização de usos. Interessa-nos enquadrar este problema no campo da Sociologia da Educação, nomeadamente na questão das desigualdades sociais face à educação, mais especificamente na análise da articulação entre escola e família nos velhos e novos processos de (re)produção social e cultural. A partir de dois estudos de caso, um na Região Centro e outro na Região Autónoma dos Açores, baseados em métodos extensivos (inquérito a pais, alunos e professores) e intensivos (entrevistas a pais e professores e registos etnográficos de uma turma), propomo-nos analisar, numa perspetiva comparativa, como é que as crianças dos diferentes grupos sociais usam o computador Magalhães e como é mediado esse uso pela escola e pela família.
- Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolaresPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana MatiasContrariamente a muitas das políticas e iniciativas que têm sido desenvolvidas nas últimas décadas, com o objectivo de difundir as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto escolar, o programa de distribuição de computadores portáteis no 1º ciclo do ensino básico, iniciado em 2008/09, tem a particularidade de amplificar a sua intervenção, pretendendo incentivar o uso das TIC tanto na escola como em casa. Esta iniciativa parece assentar na crença de que a promoção do acesso a estes recursos, em ambos os contextos, irá reforçar as aprendizagens escolares e reduzir as desigualdades de oportunidades no uso das novas tecnologias. Da sua implementação poderá emergir um conjunto de interrogações relativas aos usos e efeitos das TIC no âmbito da relação escola-família. Este texto equaciona algumas destas questões, numa abordagem sociológica, com base em resultados empíricos de dois estudos de caso.