Browsing by Author "Silva, Liliana Fontes"
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- O Papel do Erro no Processo de Ensino-Aprendizagem na InfânciaPublication . Silva, Liliana Fontes; Serpa, Margarida da Silva Damião deO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre o trabalho realizado durante a prática pedagógica desenvolvida nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando ênfase à problemática do erro no processo de ensino-aprendizagem na infância. Do estágio desenvolvido, importa destacar o contacto regular e prolongado com a realidade da profissão, a apropriação da sua complexidade e a vontade de contribuir para um ensino que valoriza o aluno como ator do seu processo de aprendizagem. Quanto ao aprofundamento da temática do erro, surge pela necessidade de se compreender a sua gestão em espaço escolar, uma vez que é uma componente que se encontra presente no quotidiano da ação do professor. Além disso, apesar de ser um tema clássico, continua a ser pouco debatido e aprofundado. No nosso caso, foi desenvolvido um estudo empírico que pretende clarificar a importância do erro no processo de ensino-aprendizagem e analisar o papel do educador/ professor na gestão do erro, bem como conhecer as perspetivas de crianças face ao erro. Sustenta-se na análise de 27 incidentes críticos obtidos durante o decorrer do estágio, bem como na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas a 16 crianças, estando oito a frequentar a Educação Pré-escolar e as outras oito o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram tratados, no essencial, através da análise de conteúdo temática. Os principais resultados mostram o erro é algo negativo e a evitar no processo de ensino-aprendizagem. Para Além disso, os professores tendem a apresentar a versão padrão em vez de utilizar estratégias que contribuam para a superação do erro. Assim, os resultados do presente estudo contribuem em certa medida para a compreensão do erro em contexto escolar, podendo vir a beneficiar a ação de diversos intervenientes no processo educativo em termos de deteção, análise e gestão do erro, de modo a se alcançar o sucesso educativo de forma mais esclarecida.