Browsing by Author "Silva, Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As questões de género nas práticas educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do estágio pedagógico : os estereótipos nos materiais escolaresPublication . Silva, Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond; Castanho, Maria da Graça BorgesA elaboração do presente Relatório surge como término dos trabalhos realizados nos estágios desenvolvidos no 1.º e 2.º anos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requisito exigido para a obtenção do grau de mestre (Diário da República, 1ª Série, nº 43 de 22 de fevereiro de 2007). Em conformidade, este trabalho visa explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa Supervisionada I e II, articulando-se a teoria com a prática no processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido pela estagiária e os seus alunos/as. No decorrer deste relatório fazemos uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalidade docente. Posteriormente, damos enfoque às Questões de Género nas Práticas Educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Estágio Pedagógico, e aos Estereótipos nos Materiais Escolares. Ambos os tópicos constituem a temática de estudo e aprofundamento deste relatório. Assim sendo, procedemos a uma pesquisa de literatura relevante, diversificada, credível e atualizada sobre as questões de género e dos materiais, recursos e estratégias pedagógico-didáticas que podem e devem ser levadas a cabo junto das populações estudantis. Numa terceira fase, dedicada às Práticas Educativas Supervisionadas I e II, apresentamos os contextos em que as mesmas foram realizadas, bem como as atividades e dinâmicas que desenvolvemos na área das questões de género. Em complementaridade das práticas, apresentamos um breve estudo que realizamos junto de educadores e educadoras de diversas escolas do concelho de Ponta Delgada, sobre o tópico por nós selecionado. [...]