Browsing by Author "Santos, Telma Filipa Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens ao desenvolvimento de competências científicas em contexto Pré-Escolar e ensino do 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Telma Filipa Rodrigues; Gomes, CarlosO presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma análise crítica e reflexiva das práticas desenvolvidas nos momentos de estágio, designadamente dos vários momentos que compõem esta prática, observação, planificação, ação e avaliação. Como objetivos gerais desta análise crítica consagra-se: identificar a natureza das práticas desenvolvidas, reconhecer potencialidades e fragilidades das ações tomadas e apreciar as opções didáticas adotadas durante a prática educativa pelo confronto com a literatura da área. Para além disso, foi concretizado um breve estudo acerca das práticas desenvolvidas pela estagiária em relação ao ensino das ciências, cujos dados foram recolhidos mediante observação apoiada em registos vídeo, descrições pós-ativas e trabalhos dos alunos, bem como a análise das conceções de oito estagiários, decorrentes de dados obtidos através da entrevista. Assim, numa primeira parte, apresenta-se a revisão de literatura onde são abordadas questões sobre a importância da educação, o papel do professor/educador e a importância da formação de professores para o desenvolvimento de profissionais reflexivos e críticos. Numa segunda parte realiza-se o aprofundamento da literatura de referência na área do ensino das ciências, sendo também apresentado um relato das intervenções pedagógicas da estagiária, onde se deseja explicitar os pontos de partida, as intencionalidades e os fundamentos que sustentam as suas práticas, tendo sempre presente uma perspetiva crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido. Na última parte deste documento, evidencia-se o breve estudo realizado sobre o ensino das ciências com vista ao desenvolvimento de competências científicas pelos alunos. Este estudo foi concretizado no contexto de estágio, e com ele interessou-nos analisar as práticas da estagiária, bem como perceber as perspetivas de colegas estagiários sobre o ensino das ciências e tentar encontrar, através dos seus discursos, indícios que nos remetam para o desenvolvimento de competências científicas por parte dos seus alunos.