Browsing by Author "Santos, Marco Paulo de Sousa"
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- Projetos de empreendedorismo nas escolas : impactos nos alunos e na organização escolarPublication . Santos, Marco Paulo de Sousa; Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias; Palos, Ana Cristina PiresNo sentido de fazer face aos problemas do mundo contemporâneo, e para uma Europa mais competitiva, segundo as políticas europeias atuais, o empreendedorismo apresenta-se como uma ferramenta essencial. A necessidade de se criar um espírito mais empreendedor nos jovens é uma solicitação que também é endereçada à sociedade portuguesa. Releva-se a importância do empreendedorismo e tenta-se promovê-lo nos jovens nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, através de dinâmicas pedagógicas criadas para o efeito. A base deste estudo incide sobre um dos projetos mais importantes dos Açores. A implementação do projeto "Educação empreendedora: O Caminho do Sucesso!", em escolas da Região Autónoma dos Açores, foi desígnio desta investigação. A importância dos impactos evidenciados pelos estudantes do ensino secundário e profissional das escolas públicas envolvidos e pelas organizações escolares públicas que nele participaram, constituíram os seus principais eixos de pesquisa. A compreensão dos impactos do projeto nas experiências escolares dos jovens participantes, que atribuem múltiplos sentidos à escola, ao trabalho escolar e aos seus projetos de vida futuros, constitui a dimensão da perceção das formas de apropriação do projeto pelos próprios jovens. A compreensão dos impactos, e como estes projetos foram apropriados e implementados pelas organizações escolares, formaram as perspetivas dos professores e órgãos de gestão das escolas selecionadas. A investigação realizada é quantitativa e qualitativa. Participaram cento e trinta e nove alunos do ensino secundário e profissional, de sete escolas públicas, distribuídas pelas várias ilhas açorianas. Entraram no estudo os órgãos de gestão das sete escolas envolvidas e dez professores participantes que foram os que trabalharam com os alunos inquiridos. Os resultados do trabalho indicam claramente diferentes lógicas de implementação do projeto nas organizações escolares e diferentes lógicas de apropriação dos jovens estudantes. Este estudo constitui-se num primeiro contributo para análise da educação para o empreendedorismo que se desenvolve nos Açores, no seio das suas escolas básicas e secundárias e profissionais. Um assunto que não se esgotará devido aos necessários requisitos de uma educação voltada para a formação dos jovens na senda de contemplar as necessidades das sociedades contemporâneas, influenciadas pela economia.