Browsing by Author "Salvador, Ana Sofia Vieira"
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- A utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Salvador, Ana Sofia Vieira; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Melo, Helena SousaO presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tem como tema integrador “A utilização dos jogos e dos Materiais Manipuláveis Estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Neste relatório apresentamos um enquadramento teórico que sustenta o tema escolhido, tomando-se em consideração diversos autores e os documentos curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB. Nestes documentos defende-se que a prática pedagógica do docente deve privilegiar a utilização de recursos pedagógicos que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. Tendo em consideração a perspetiva anterior, foram criadas e dinamizadas um conjunto de atividades diversificadas no contexto dos Estágios Pedagógicos I e II, desenvolvidos, respetivamente, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As tarefas produzidas tiveram em consideração o tema deste relatório e são descritas de forma crítica e reflexiva, constatando-se que, de um modo global, as estratégias pedagógicas desenvolvidas foram promotoras de aprendizagens significativas para os alunos, captando a sua atenção pelo ensino. Realizámos também uma investigação com o intuito de conhecer a opinião que os docentes e encarregados de educação da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º CEB têm sobre a utilização dos jogos e dos Materiais Manipuláveis Estruturados (M.M.E.) no ensino aprendizagem da Matemática. O estudo foi realizado com um conjunto de 62 pessoas (51 encarregados de Educação e 11 docentes), averiguando-se que todos os docentes inquiridos consideraram que tanto os jogos como os M.M.E. contribuem para o sucesso escolar, justificando que estes estimulam/facilitam os processos de aprendizagem e permitem a aquisição de aprendizagens/competências de forma lúdica. No que diz respeito aos encarregados de educação, 88,2% mencionaram que os jogos contribuem para o sucesso escolar e 52,9% referiram que os M.M.E. são benéficos para o processo de ensino aprendizagem, argumentando que estes suportes pedagógicos exercitam a memória, o raciocínio, a concentração e/ou a comunicação do seu educando.