Browsing by Author "Rodrigues, Sara Maria"
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- Promoção da empatia em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico : programa de competências sócio-emocionaisPublication . Rodrigues, Sara Maria; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA literatura sobre a inteligência emocional tem mostrado a importância do desenvolvimento de competências socio-emocionais, e o seu contributo na obtenção de relações sociais saudáveis e positivas. O presente trabalho teve como principais objetivos: avaliar a sessão da empatia incorporada no programa de competências socio-emocionais, e testar se a participação no referido programa interfere com a adoção de comportamentos empáticos. A presente investigação de caráter quase-experimental, contou com uma amostra de 176 crianças provenientes de seis escolas básicas da ilha de São Miguel-Açores. Os dados deste estudo foram recolhidos através de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Este trabalhado contemplou três estudos. Os resultados obtidos no estudo 1 sugerem que a sessão se apresentou adequada, bem planeada e pertinente, tendo em conta o público-alvo deste estudo. O segundo estudo pretendeu caracterizar os níveis de empatia geral, empatia afetiva e empatia cognitiva na amostra em estudo. Os resultados obtidos mostraram que os participantes pontuaram níveis elevados de empatia geral (M=115,56), empatia afetiva (M=43,41) e empatia cognitiva (M=40,78). Os resultados obtidos sugerem, ainda, que os níveis de empatia geral variam em função do género, não se verificando o mesmo na empatia afetiva e cognitiva. Para além disso, os resultados mostraram que o nível socioeconómico dos participantes não influencia nos níveis empáticos dos mesmos. Ainda no estudo 2, pretendeu-se correlacionar a inteligência emocional e a empatia geral, empatia afetiva e empatia cognitiva. Os resultados obtidos apontam para correlações fracas e positivas entre a inteligência emocional e empatia geral (r=.407), empatia afetiva (r=.310) e empatia cognitiva (r=.360), sugerindo que crianças emocionalmente inteligentes apresentam uma maior predisposição a serem empáticos para com os outros. Os resultados obtidos no terceiro estudo permitem verificar que a intervenção foi eficaz, no que diz respeito ao impacto da intervenção do programa de promoção de competências socio-emocionais na empatia geral e cognitiva. Neste sentido, parecem justificar-se intervenções no âmbito educativo que promovam competências socio-emocionais, visto serem fundamentais no desenvolvimento do indivíduo.