Browsing by Author "Rodrigues, Joana Medeiros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Joana Medeiros; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio é um documento que está previsto na lei, surge no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Este trabalho terá a sua incidência nas unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (referente ao estágio do Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (referente ao estágio do 1º Ciclo), numa perspetiva reflexiva das mesmas. Irá refletir o percurso formativo vivenciado nas unidades curriculares em questão, contrapondo-o com a revisão de literatura feita na área. Numa fase posterior, haverá espaço para uma abordagem a questões relativas ao tema integrador de todo o trabalho – Os Suportes de Expressão. Paralelamente à exploração deste tema, faremos o aprofundamento do conhecimento do mesmo e ainda uma referência aos contributos que estes podem trazer ao processo de aprendizagem das crianças. O estudo empírico, realizado transversalmente a todo o processo de conceção do presente documento, confirmou que a utilização de suportes de expressão, quando bem selecionados, promovem uma maior motivação para o processo de aprendizagem, por parte dos alunos. Pudemos ainda comprovar que os suportes de expressão têm alto valor pedagógico na medida em que são instrumentos de desconstrução da complexidade com que muitos assuntos mais teóricos são vistos pelos alunos, tornando estes mesmos assuntos mais acessíveis e, consequentemente, de mais fácil compreensão. Porém, é imprescindível que os educadores/professores estejam abertos à implementação de tarefas de natureza mais lúdica em contexto da sua lecionação, adequando-as ao grupo com quem trabalham. Em suma, apenas há que acrescentar que toda a elaboração deste trabalho foi sempre feita de espírito aberto, atitude imprescindível à construção de uma boa aprendizagem profissional. Aprofundou-se conhecimentos e competências inerentes à profissão docente e refletiu-se sobre a importância e a seleção dos suportes de expressão, ferramentas potencializadores de múltiplas aprendizagens.