Browsing by Author "Resendes, Roberto Carlos da Silva"
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- As potencialidades do jogo infantil no desenvolvimento da criança : uma abordagem a práticas da educação física na Educação BásicaPublication . Resendes, Roberto Carlos da Silva; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio dá voz a todo um trabalho de revisão de literatura, de análise e reflexão sobre os planos de intervenção delineados e aplicados em contexto de prática pedagógica, assim como, à análise crítica e reflexiva do impacto dessas ações espelhadas no comportamento das crianças e, consequentemente na aprendizagem do formando. Este documento foi elaborado tendo em conta a dimensão do conhecimento científico e fundamentação de prática de ensino, aquando do(s) estágio(s) pedagógico(s) na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrados nas unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II. Tendo como ponto de partida, a importância das práticas físicas na educação e o desenvolvimento da criança em idade do pré-escolar e do 1º ciclo, focaremos a partir das atividades físicas curriculares a importância do jogo. Pretendemos com este estudo averiguar de que forma o jogo tradicional infantil é promotor do desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, considerando a necessidade de preservação da cultura, numa perspetiva transversal e interdisciplinar. As componentes da prática educativa que foram relatadas no decorrer do presente trabalho dizem respeito às experiências de observação, planificação, intervenção/ação, avaliação e reflexão, todas elas, competências inerentes ao perfil do educador/professor. Fruto da informação obtida no decorrer deste processo, podemos comprovar a importância e relevância do jogo no desenvolvimento integral das crianças, tornando evidente o modo como o mesmo se torna expressivo através das práticas físicas curriculares. Ressalta do estudo efetuado a conclusão de que a Educação Física se apresenta como um meio viável de desenvolvimento de competências específicas, que não se esgotam nesta área de conteúdo, mas que se estendem, numa perspetiva integradora das demais áreas de conhecimento, a todo o processo educativo delineado para o nosso percurso inicial de formação, no âmbito da Educação Básica.