Browsing by Author "Rebelo, Filomena"
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- Aprender ensinando : investigação e desenvolvimento na docênciaPublication . Mira Leal, Susana; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, FilomenaPensar hoje na formação de professores é pensar num processo de desenvolvimento que se prolonga pelo tempo de carreira do professor. A formação inicial deixou de ser o cerne da formação dos professores, perspectivando-se apenas como um marco num percurso de crescimento e construção identitária. Nesta linha, a OCDE (2005) releva a importância de melhorar a articulação entre as etapas da formação inicial, inserção e desenvolvimento profissional, recomendando um maior apoio nos primeiros anos de carreira e a criação de incentivos para um desenvolvimento profissional continuado. São hoje princípios orientadores desse processo: i) a valorização dos professores como sujeitos e agentes activos da sua própria formação; ii) o diálogo entre as experiências, crenças e conhecimentos individuais e os desafios, oportunidades e especificidades contextuais; iv) a orientação para a resolução de problemas e necessidades dos alunos, das escolas, dos professores, com vista à melhoria dos processos pedagógicos e dos resultados da aprendizagem; v) a instituição de dinâmicas de partilha e interacção nas escolas e a criação de comunidades de aprendizagem capazes de gerar sinergias conducentes ao desenvolvimento individual e colectivo dos seus membros; vi) a assumpção de uma perspectiva analítica, reflexiva e crítica; vii) e o envolvimento em processos de investigação orientados para a reconstrução das teorias e práticas pedagógicas dos professores. O projecto ICR (Investigação para um Currículo Relevante) inscreve-se nesta linha de princípios. Visando a transformação do trabalho dos professores com alunos que não encontram no currículo escolar respostas aos seus interesses, expectativas e necessidades individuais, o ICR assenta numa metodologia de investigação-acção colaborativa, potenciadora da autonomia e desenvolvimento individual e colectivo dos intervenientes. Na linha de projectos como o PROCUR (Alonso, 2002), o ICR focaliza nas tarefas concretas de ensino e nas práticas de gestão curricular dos professores, propondo-se contribuir para o desenvolvimento “de práticas reflexivas na selecção de conteúdos curriculares e na abordagem metodológica aos mesmos” e de “metodologias de ensino conducentes a aprendizagens mais reconhecidas pelos alunos como relevantes”. O projecto vai no quarto ano lectivo de desenvolvimento, envolvendo actualmente uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico de duas ilhas da Região Autónoma dos Açores. Os mais recentes membros do projecto provêm da ilha de S. Miguel e propõem-se aqui partilhar os principais desafios pessoais e profissionais que aquele lhes tem colocado bem como o impacto do mesmo nas suas práticas pedagógicas e no seu processo de formação e desenvolvimento profissional.
- Learning while teaching : embracing a collaborative action-research projectPublication . Leal, Susana Mira; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, FilomenaIn a context of swift and continuous scientific, technological, socio-economical and environmental change, teachers must become more and more aware of the complexity of the educational process and continually analyze their actions, responsibilities and roles. Commonly, teachers regret the scarcity and inadequacy of lifelong training programs, the time they involve and the gap between theory and practice. They must understand they can better meet the educational challenges they face if they engage in collaborative research projects. One of the greatest challenges teachers face daily has to do with students' lack of interest in learning what society thinks they should learn. In this paper, we present some data from a research project (Research for a Relevant Curriculum) that illustrates how collaborative action research can help teachers think their practices and improve their teaching skills aiming for their students’ motivation and success (Sousa & Valadão, 2008). RRC is a collaborative action research project developed in the Azores (Portugal). It involves twelve teachers of basic education from two islands of the Archipelago (São Miguel and Terceira) and four researchers from the University of Azores. In 2009, RRC established an international partnership with teachers and researchers from Bucharest, Romania (ENCUR), and, in July, 2010, organized the first Portuguese-Romanian Colloquium on Curriculum Issues, which took place in Terceira, Azores. The second edition is already being prepared and will take place in 2011, in Bucharest.
- Promover a aprendizagem, transformar o ensino : o contributo do projecto investigação para um currículo relevantePublication . Mira Leal, Susana; Machado, Odília; Monteiro, Mónica; Rebelo, FilomenaEste artigo decorre de um projecto de investigação-acção colaborativa designado Investigação para um Currículo Relevante, em curso na Região Autónoma dos Açores, cujos objectivos e procedimentos são mais amplamente explicitados no artigo intitulado “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR”, divulgado no mesmo número desta revista. O texto ilustra as potencialidades dos projectos de investigação-acção na promoção de professores reflexivos, capazes de perspectivar criticamente as suas práticas e contextos específicos no sentido da sua transformação, tendo em vista a promoção da qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares dos alunos, particularmente daqueles que registam uma menor afinidade e interesse pela escola e pelas experiências e aprendizagens que aquela lhes proporciona. Ao longo do texto são apresentadas algumas estratégias com potencial no âmbito da promoção da relevância curricular e da significatividade da aprendizagem, decorrentes das acções de experimentação desenvolvidas por quatro dos docentes do Ensino Básico que integram a equipa do projecto ICR. As estratégias descritas (narrativas; trabalho de projecto e resolução de problemas) foram implementadas ao longo do ano lectivo de 2009/2010 em 4 turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a sua selecção decorreu da observação de manifestações de desinteresse de alguns alunos relativamente à escola e/ou a determinada disciplina em particular, de entrevistas realizadas àqueles alunos e de dados colhidos nos respectivos processos individuais relativamente ao seu percurso escolar, contexto sócio-familiar, interesses e ocupações extra-escolares.