Browsing by Author "Raposo, Joana Margarida Melo"
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- A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticosPublication . Raposo, Joana Margarida Melo; Dinis, RaquelO presente relatório de estágio pretende relatar os momentos de prática, vivenciados na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho efetuado, dando a conhecer um processo de aprendizagem vivenciado. A análise e reflexão sobre o percurso formativo apresentado implicou o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, das questões inerentes aos processos de formação de educadores/professores, com particular ênfase no período de formação inicial compreendido pelo estágio e às componentes que estiveram na base de todos os momentos de prática educativa, entre eles: a observação, o projeto formativo, a planificação, as avaliações e as reflexões, todas elas essenciais e intrínsecas à profissão docente. Tendo como problemática de aprofundamento a Integração Curricular na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, neste relatório propusemo-nos explorar o potencial dos recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos, visando aprofundar a reflexão sobre a importância destes na promoção da integração curricular, nas suas múltiplas vertentes. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido indicia que a utilização de recursos didáticos adequados pode promover, a diversos níveis, a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos. Contudo, importa que os educadores/professores estejam despertos para a necessidade de a seleção, a conceção e a exploração de tais recursos ser pensada, intencional, planificada e refletida, atendendo nomeadamente, às necessidades e caraterísticas do grupo de crianças/alunos. Neste contexto, consideramos que os recursos didáticos podem constituir uma mais-valia significativa, devendo ser valorizados e privilegiados como forma de promover experiências de aprendizagem integradoras.