Browsing by Author "Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Pedagogia diferenciada no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Pimentel, Gabriela Beatriz Nunes Mendes; González, Pedro FranciscoNeste trabalho, que retrata o percurso por nós efetuado em contexto de estágio, no âmbito do primeiro ciclo do ensino básico, partiu-se de um conjunto de questões norteadoras: A aplicação de determinadas estratégias promove no aluno o desenvolvimento efetivo das suas capacidades? Uma experiência de escolarização assente numa pedagogia diferenciada, permite ao aluno com mais dificuldades obter aprendizagens significativas? E ao aluno com maior potencial, uma pedagogia diferenciada permite desenvolvê-lo? A escolha deste tema incidiu sobre o tema "Pedagogia diferenciada no 1º Ciclo do Ensino Básico", uma vez que o trabalho com grupos heterogéneos sempre foi uma preocupação pessoal na nossa prática enquanto Educadora de Infância; posteriormente, a mesma realidade foi vivenciada em turmas de 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) onde prestávamos apoio a alunos com NEE. Verificamos que as aprendizagens, com a introdução do Tempo de estudo Autónomo, são mais significativas para as crianças, uma vez que as atividades estão centradas nelas próprias, e não tanto no professor. Para além disso, conferimos que o TEA não só permite a superação de dificuldades, como também a consolidação de conceitos já adquiridos. Permite ainda a avaliação do nível de conhecimento dos alunos e a introdução de novos conceitos. Por fim, o desenvolvimento deste trabalho permitiu-nos ainda averiguar que as crianças, através da aplicação do TEA, desenvolvem um espírito de competição saudável, cooperação, socialização, concentração e autonomia.