Browsing by Author "Pimentel, Ana Sofia Domingos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem Cooperativa em Matemática: Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pimentel, Ana Sofia Domingos; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio centra-se na análise fundamentada sobre o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II (realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente), no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Na realização deste trabalho, selecionámos para estudo e aprofundamento a promoção da Aprendizagem Cooperativa no ensino-aprendizagem da Matemática. A Aprendizagem Cooperativa não é uma perspetiva recente, porém tem vindo a ganhar progressivo destaque nos currículos de vários países, em particular, de Portugal. Esta abordagem coloca a criança/aluno no centro do processo de aprendizagem, procurando, através da partilha de ideias, análise e discussão conjuntas (em pequenos grupos) e do auxílio mútuo, que todas as crianças/alunos alcancem os objetivos de aprendizagem propostos. Na área/domínio da Matemática, a Aprendizagem Cooperativa pode ser potenciada pelas teorias construtivistas do Método de Singapura que consideram o discente como construtor do seu próprio conhecimento. As nossas práticas pedagógicas, analisadas e refletidas neste documento, foram momentos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional. As atividades dinamizadas com foco na Aprendizagem Cooperativa na área/domínio da Matemática tiveram efeitos positivos no grupo/turma, tanto no desenvolvimento de competências sociais como de aprendizagens de conceitos, procedimentos e processos. Complementarmente, realizámos um estudo através de inquéritos por questionário, com a finalidade de aprofundarmos o conhecimento sobre as representações e as perspetivas de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a Aprendizagem Cooperativa na Matemática. Neste ponto, verificámos que a maioria dos nossos inquiridos declara conhecer e considerar a Aprendizagem Cooperativa nas suas práticas pedagógicas na área/domínio da Matemática, identificando benefícios desta para a aprendizagem dos discentes. Contudo, alguns docentes identificam a falta de tempo, de formação e a presença de crianças/alunos com necessidades educativas nos seus grupos/turma como fatores que dificultam este tipo de práticas.