Browsing by Author "Pimentel, Ana Cristina Lopes"
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- A abordagem e o ensino da escrita na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Pimentel, Ana Cristina Lopes; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório de estágio dá conta do trabalho desenvolvido durante as práticas educativas supervisionadas I e II, decorridas nos contextos de pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. Este documento tem por base a temática da escrita que se constitui como o fio condutor de todo o trabalho, procurando dar resposta aos seguintes objetivos: apresentar, de forma reflexiva, as práticas de escrita, desenvolvidas pela estagiária em contexto de pré-escolar e do 1º ciclo; analisar as conceções e as representações de práticas de escrita desenvolvidas por educadores de infância e professores do 1º Ciclo e ainda, estabelecer um paralelo entre as práticas da estagiária e dos profissionais de docência relativamente ao domínio em estudo. Com vista à consecução destes objetivos, organizamos o presente trabalho em três capítulos. O primeiro capítulo procura caracterizar os níveis educativos da educação pré-escolar e do ensino do 1º Ciclo, contextos em que realizamos os nossos estágios, bem como descrever o perfil e necessidades de formação dos respetivos profissionais de docência. O segundo capítulo dá conta de um enquadramento teórico sobre a temática de aprofundamento deste relatório. Assim, focamos a literacia emergente, as conceções precoces sobre a escrita, sobre a abordagem à escrita em contexto pré-escolar e o ensino da escrita em contexto de 1º ciclo. Também nos referimos a atividades e ambientes propícios ao desenvolvimento da escrita. O terceiro capítulo apresenta a abordagem investigativa levada a cabo no domínio da escrita. Para o efeito, em primeiro lugar, explicitamos o conjunto de processos metodológicos utilizados, após o que descrevemos, de forma reflexiva, as práticas de escrita desenvolvidas pela estagiária no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Posteriormente, são analisadas as conceções e práticas de abordagem à escrita dos educadores de infância e dos professores de 1º ciclo, dados que nos serviram de base para um exercício de comparação entre as práticas dos docentes e da estagiária. Da totalidade dos resultados obtidos verificou-se que as práticas de escrita estão presentes em ambos os contextos educativos e são desenvolvidas de forma intencional pelos docentes. Constatou-se ainda que, as estratégias privilegiadas no pré-escolar prendem-se com a leitura e a escrita diante das crianças, a valorização e incentivo em relação às tentativas de escrita das crianças, o treino da consciência fonológica e a associação entre texto e imagem. No 1º ciclo verificou-se uma tendência para o desenvolvimento de práticas de escrita que valorizam este domínio da língua, isto é, os docentes envolvem os alunos em estratégias de planificação, textualização e revisão. Porém, denotou-se uma menor presença no discurso dos docentes, em relação a estratégias ligadas ao subprocesso de textualização, o que nos leva a inferir que este poderá ser o subprocesso menos trabalhado pelos professores. Também aferimos que as práticas relatadas tendem a inscrever-se numa perspetiva interativa e comunicativa da escrita, sendo os colegas de turma os interlocutores preferidos.