Browsing by Author "Pereira, Beatriz Oliveira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criançaPublication . Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz OliveiraÉ nos recreios onde as crianças realizam as suas atividades de forma "livre" e estes momentos são uma boa oportunidade de aprendi-zagem e desenvolvimento das habilidades motoras, a atividade lúdica e o jogo poden dar nesta fase, um grande contributo nesse senti-do.Este estudo teve como objetivos: saber quais as práticas realiza-das atualmente nos recreios das escolas do 1º ciclo e quais os espa-ços de recreio mais utilizados pelas crianças durante esse período, verificando as diferenças entre género. Para a realização deste estu-do foi aplicado um questionário sobre práticas e interações nos recreios em duas escolas do 1º ciclo da cidade de Braga. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais, 167 (52,7%) são rapazes e 150 (47,3%) raparigas. Verificamos que os rapazes, durante o tempo de recreio na escola, se envolvem com mais frequência nas seguintes atividades: correr (82,6%); jogar futebol (74,9%); caçadinhas (67,1%), e as raparigas realizam, com mais frequência: correr (78,7%); conversar (71,3%); caçadinhas (64,0%). Em relação aos espaços onde decorrem as atividades, tanto rapazes como raparigas mencionaram com masi frequência o campo de jogos (rapazes -68,2%; raparigas - 54,8%), de seguida o espaço em frente à escola (rapazes - 11,6% e raparigas - 23,6%) e o terceiro espaço mais utilizado é um espaço em terra com árvores, relva e al-gum relevo (rapazes - 8,5%; raparigas - 15,4%)
- O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira; Condessa, IsabelOs recreios escolares assumem uma particular importância na escola devido ao seu papel na autoformação da criança, pois é neste contexto onde se aprendem muitas lições para a vida, tais como aprender a juntar-se a um grupo para jogar, aprender a escolher e a negociar as regras para esses jogos, saber lidar com vários tipos de personalidades e também aprender a manipular situações, de forma a tirar vantagens das mesmas. As crianças aprendem a socializar-se, a cooperar, a negociar, a ser assertivas e a defender os seus interesses. Este estudo teve como objetivos: verificar a importância que o tempo de recreio tem para as crianças que frequentam o 1ºciclo do ensino básico; identificar os motivos para a satisfação ou insatisfação das crianças em relação ao tempo de recreio na escola; perceber se o tempo de recreio na escola é suficiente para as crianças e ainda identificar de que forma as crianças gerem a ocupação dos espaços de recreio. Para a realização deste estudo utilizamos a metodologia qualitativa. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário com questões abertas e observação através de filmagem, procedeu-se à análise de conteúdo. Verificamos que o tempo de recreio na escola é um tempo precioso para as crianças manifestarem sentimentos de alegria, diversão e prazer, principalmente no que respeita à interação com os seus pares e às atividades que praticam nos recreios, mencionando também bastante satisfação pelo facto de se sentirem livres e poderem descansar durante esse tempo.
