Browsing by Author "Pacheco, Tiago Barbeiro"
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- A opção dos jovens pelo ensino profissional : contextos e decisões : um estudo de casoPublication . Pacheco, Tiago Barbeiro; Gonçalves, Rolando Lima LalandaA criação do subsistema de Escolas Profissionais em 1989 é promovida no contexto da Reforma do Sistema Educativo como uma modalidade alternativa de escolarização de nível secundário, essencialmente votada à aproximação dos jovens face aos contextos de trabalho e às realidades produtivas. Pretendeu-se criar formações terminais, local ou sectorialmente relevantes e integradas, proporcionando a qualificação de técnicos e trabalhadores polivalentes e favorecendo a empregabilidade dos jovens (Alves, 2001). A abordagem deste tema surge com o propósito de estudar o ensino profissional tendo em conta as próprias características e conceções individuais dos jovens, pelo que se torna um problema original e inovador no âmbito dos vários estudos efetuados até então. Aliás, "São ainda poucos os estudos que, em Portugal, elegem como objeto de estudo os públicos que frequentam estas modalidades de formação" (Alves, 2001: 167). Considerando a expansão do ensino profissional em Portugal nos últimos anos, pretende-se, nesta investigação realizada na Escola Profissional de Nordeste, por um lado, conhecer a origem social e desempenho escolar dos estudantes e, por outro lado, compreender as suas escolhas e expectativas escolares e profissionais, isto é, perceber se o ensino profissional se constitui como última escolha a que acedem os "excluídos" dos percursos nobres do sistema de ensino. Dito de outra forma, o estudo comporta uma caracterização dos alunos face à sua origem social e trajetória escolar, tendo como âmbito a confirmação, ou não, de uma reprodução social e também de um índice de reprovação escolar por parte dos mesmos no decorrer do ensino básico e/ou secundário regular. Na ótica das escolhas escolares procura-se perceber ao longo da investigação se a tomada de decisão de ingresso no ensino profissional prende-se com a própria vocação profissional, isto é, o interesse pela área que enveredou com vista a uma construção de identidade profissional, ou se a mesma decisão esteve associada a fatores extrínsecos, como sejam, fatores de ordem social e económica ou de influência de terceiros. Por fim, relativamente às expectativas escolares e profissionais dos jovens procura-se aferir quais são as expectativas face ao futuro, isto é, se estes jovens pretendem uma inserção profissional imediata no mercado de trabalho ou se pretendem prosseguir os estudos. Sendo assim, o estudo terá como última finalidade conhecer as representações sociais destes jovens face ao respetivo subsistema de ensino profissional, isto é, ao nível de preparação que lhes concede com vista ao ingresso no mercado de trabalho ou, se for o caso, ao ingresso no Ensino Superior.