Browsing by Author "Oliveira, Leonor Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção pedagógica do futuro educador/professor e avaliação interativa nas práticas de estagiários e no discurso de docentesPublication . Oliveira, Leonor Carvalho; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório de estágio visa refletir sobre o trabalho desenvolvido pela autora, ao longo das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento expõe uma perspetiva reflexiva sobre as atividades realizadas em contexto de estágio no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, apresentam-se algumas conceções do currículo, discutem-se aspetos da gestão curricular, analisam-se processos da formação inicial de educadores/professores e explanam-se as etapas referentes às ações realizadas no âmbito de ambas as unidades curriculares de estágio. Numa segunda parte, analisam-se as práticas de ensino e as opções pedagógicas tomadas, confrontando-as com teoria na área, de modo a aprofundar a sua compreensão e consistência. Numa terceira parte, procede-se ao estudo, de natureza descritiva, sobre a avaliação interativa, a partir da análise de práticas de dois estagiários e do discurso de quatro educadores de infância e de quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, a fim de se contribuir para a clarificação do seu sentido e funcionamento. Os resultados deste estudo mostram que as práticas dos estagiários em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo, inerentes à concretização da avaliação interativa, apontam que os elementos e aos aspetos que ganharam mais visibilidade dizem respeito aos momentos em que a avaliação interativa se concretiza, nomeadamente nos momentos iniciais e durante o ato educativo. O funcionamento e o sentido da avaliação interativa incidiram sobre o uso do feedback na confirmação da afirmação correta ou identificação do erro, na partilha e negociação de critérios maioritariamente cognitivos e relativamente aos instrumentos de avaliação predominaram os relacionados com a observação direta e as ações de diálogo, em que esta facilmente incide, evidenciando-se o questionamento que recaiu em questões centradas na compreensão de conteúdos e fenómenos. Quanto aos aspetos da avaliação interativa no discurso dos docentes podemos salientar que o discurso dos docentes, na sua globalidade, corroborou a importância a dar à avaliação interativa, objeto da nossa apurada análise ao nível das práticas dos estagiários, realçando-se o uso da avaliação interativa para reformular as suas práticas, tendo em conta por vezes apreciações dos alunos. Quanto aos critérios de avaliação, enquanto os referidos pelos docentes incidiram mais no comportamento disciplinar e os instrumentos de avaliação recaíram sobre a observação direta e nas grelhas de avaliação. No discurso dos docentes, a partilha da avaliação com os alunos durante a ação educativa foi mais ao nível do comportamento disciplinar e também com outros docentes para além dos titulares de turma. Numa quarta e última parte, apresentámos as considerações finais do Relatório de Estágio, que engloba as considerações sobre as intervenções nas Práticas Educativas Supervisionadas I e II, as considerações sobre o confronto entre as práticas de estagiários e o discurso docente, e finalmente as limitações, dificuldades e desafios do trabalho realizado.