Browsing by Author "Novo, Adriana Arruda"
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- Os Passados Dolorosos no Ensino da História ContemporâneaPublication . Novo, Adriana Arruda; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Silva, Susana Paula Franco SerpaFalar de “Passados Dolorosos” é falar de questões sensíveis que ocorreram ao longo da História e que deixaram, de certa maneira “feridas” que causam dor e sofrimento e que por isso, por vezes, torna-se difícil abordar estas questões junto dos discentes. No presente Relatório abordei conceitos como a empatia, passados dolorosos e questões socialmente vivas. Falei ainda do papel da memória na História. A memória, pode, como veremos mais à frente, ser utilizada na História, mas nunca deve ser a única fonte utilizada. O professor de História, assume, ou deve assumir, um papel de extrema importância, pois através da lecionação dos conteúdos, sobretudo daqueles considerados traumáticos (“Passados Dolorosos”) contribui, sem dúvida, para a formação moral e cidadã dos seus alunos enquanto futuros cidadãos ativos, contribuindo assim para uma coexistência humana mais empática e tolerante. Ao longo da realização do Estágio Pedagógico, procedi à revisão de literatura de vários documentos e procurei, ainda, compreender, através de conversas e realização de uma entrevista estruturada, a conceção de doze docentes do Departamento de História da escola onde realizei estágio, relativamente à forma como se pode abordar a temática dos “Passados Dolorosos” junto dos discentes, uma vez que se trata de um tema pertinente não só por uma questão de “cumprir programa”, mas também, e sobretudo, porque contribui para promover o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos ativos que defendam e praticam valores como a justiça, a tolerância e a empatia. Procurei, então, utilizar diferentes estratégias e recursos para apresentar o passado aos meus alunos, adaptando o currículo prescrito a cada turma e até mesmo a cada aluno, se necessário, garantindo que todos os alunos aprendessem da mesma forma. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos alunos o seu espírito crítico, contribuindo assim para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Neste Relatório conclui-se que as aulas de História são um espaço privilegiado para a abordagem dos “Passados Dolorosos”, na medida em que potencia o desenvolvimento de uma consciência moral e axiológica critica e reflexiva, contribuindo, sem dúvida, para a criação das bases de uma sociedade mais justa, empática e tolerante.