Browsing by Author "Moreira, Filipa Cristina Mota"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing de conteúdo multimédia : o YouTube como uma ferramenta de promoção do destino AçoresPublication . Moreira, Filipa Cristina Mota; Tiago, Flávio BorgesA popularidade e o progresso do destino Açores e do marketing de conteúdo são indiscutíveis. O número de turistas e o número de dormidas na região aumentou significativamente, proporcionando um forte crescimento da economia. O conteúdo vídeo, nomeadamente o YouTube, domina o tráfego online e lidera as novas tendências de marketing. Após uma contextualização e definição de conceitos desta temática, este trabalho procurou investigar o YouTube como uma ferramenta poderosa e eficaz para promover o destino Açores do ponto de vista dos utilizadores, das Destination Marketing Organizations e dos influenciadores. Foi analisado o conteúdo visual, áudio e textual de bem como as propriedades de 388 vídeos, mediante categorias selecionadas previamente. Este estudo permitiu delinear a imagem do destino Açores transmitida pelos vídeos e percebida pelos utilizadores bem como compreender o peso e a comunicação efetuada pelas diversas entidades envolvidas. As evidências sugerem que existem diferenças entre o conteúdo gerado pelo marketing, o conteúdo gerado pelos utilizadores e o conteúdo gerado por influenciadores digitais, originando percepções diferentes do destino Açores. Apesar do conteúdo dos influenciadores digitais poder ser uma combinação do conteúdo de marketing e do conteúdo do utilizador, a comunicação efetuada assemelha-se mais ao conteúdo gerado pelos utilizadores.
