Browsing by Author "Monteiro, Manuela de Lurdes Azevedo"
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- O Jornal de SalaPublication . Monteiro, Manuela de Lurdes Azevedo; Santos, Ana IsabelO presente Relatório de Estágio reflete o percurso de estágio profissional desenvolvido e implementado em dois (2) momentos distintos de estágio que corresponderam à Prática Supervisionada I, desenvolvida numa sala de Ensino Pré-escolar, da Escola EB/JI Francisco Soares Oliveira da Fonte do Bastardo e, posteriormente, alargado à Prática Supervisionada II, onde se proporcionou o estágio na sala do 1ª ano, turma 1, da EB1/JI Infante D. Henrique. A partir dos processos de observação e de interação nos dois (2) contextos de estágio foi possível constatar algumas necessidades de intervenção específicas, tendo emergido dessas situações a necessidade de se formular e desenvolver um projeto de intervenção que respondesse adequadamente às necessidades evidenciadas. Este relatório de estágio incide mais aprofundadamente sobre a área da Linguagem Escrita e tem como tema de investimento a construção de um jornal de sala, intitulado «O nosso Jornal de sala». Assim, este trabalho teve por base quatro (4) objetivos principais: Perceber as conceções das crianças relativamente aos portadores de texto, mais concretamente aos jornais; Potencializar experiências significativas de aprendizagem no que se refere à Leitura e à Escrita, alargando desta forma o leque de conhecimentos e aptidões das crianças a outras áreas de conteúdo; Conhecer as conceções e as práticas dos Educadores e Professores no que se refere à leitura e à escrita e por fim perceber a evolução ocorrida nas crianças após a implementação do trabalho na sala. A natureza deste trabalho foi predominantemente qualitativa. Os métodos e as técnicas de recolha de dados foram a observação participante, as reflexões das semanas de estágio, as entrevistas aplicadas nas salas de estágio e as entrevistas realizadas aos professores cooperantes. Os resultados, provenientes, deste trabalho permitiram concluir que, após a implementação do trabalho, verificou-se uma evolução nos conhecimentos e nas perspetivas das crianças relativamente às funcionalidades dos portadores de texto apresentados. Assim, a aplicação de metodologias de trabalho que considerem as crianças, as suas conceções e as suas vivências, possibilitam aprendizagens mais significativas e duradouras. Tal como refere Sá (1994) "As crianças aprendem fazendo e aprendem pensando sobre o que fazem" (p. 26).
