Browsing by Author "Moniz, Andreia Ferreira"
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- Valorizando o património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Moniz, Andreia Ferreira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, dentro da norma prevista no Diário da República, 1ª série, nº 38, 22 de fevereiro de 2007, é o reflexo do trabalho realizado durante as práticas educativas supervisionadas I e II, respetivamente durante os estágios da educação pré-escolar e do 1º CEB, inserido no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). É o resultado de um trabalho de análise e reflexão de todos os planos de intervenção traçados e implementados aquando da prática educativa supervisionada I e II, bem como do seu impacto no momento das intervenções. Igualmente é o reflexo de todo um trabalho de revisão de literatura que possibilitou a concretização de uma prática de ensino fundamentada. O presente trabalho, para além de conter uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1.º CEB, apresenta um estudo sobre a valorização do património cultural regional açoriano na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB. O estudo recai sobre questões relacionadas com a utilização, por educadores/ professores, de aspetos da cultura regional nas práticas educativas e a forma como possibilitam a aquisição de competências de variada ordem, nas crianças e alunos da Região Autónoma dos Açores (RAA). No sentido de auferirmos a opinião dos educadores de infância e professores do 1º CEB, em exercício de funções, sobre as práticas educativas e a valorização do património cultural regional, recorreu-se à aplicação de inquéritos por questionário em duas unidades orgânicas da ilha de São Miguel: EBI Roberto Ivens e EBS da Povoação. Através da análise dos dados obtidos, concluímos que nem sempre a valorização do património cultural é tida em conta nas práticas dos docentes, uma vez que alegaram necessitar de mais tempo curricular e materiais didáticos para poderem integrá-la nas suas práticas. Igualmente, apuramos que nem todos concordam com a existência de um currículo regional, referindo-se que se trata de uma sobreposição ao currículo nacional. Tendo em conta os dados obtidos e a análise documental, discutiremos a importância do desenvolvimento e promoção de atividades de cunho regional no processo educativo, como motor de práticas de preservação do nosso património cultural regional e de desenvolvimento integral das crianças, numa ótica transversal e interdisciplinar.