Browsing by Author "Miranda, Maria dos Anjos Cordeiro"
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- A satisfação no trabalho : uma aplicação às instituições particulares de solidariedade social em São Miguel, AçoresPublication . Miranda, Maria dos Anjos Cordeiro; Batista, Maria da Graça CâmaraCada vez mais, nos dias de hoje, existem muitas boas razões para valorizar o trabalho das instituições (organizações do terceiro sector). Numa altura que cresceram as necessidades sociais e diminuíram os apoios públicos disponíveis para ajudar as pessoas em situações de carência ou vulnerabilidades, há uma mobilização de muitas pessoas, que estão todos os dias no terreno a ajudar, sobretudo crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O trabalho foi estruturado em duas partes distintas: a primeira é fundamentalmente teórica, assenta essencialmente em leituras e pesquisas bibliográficas, a segunda parte apoia-se, principalmente, na análise dos questionários aplicados junto dos colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social em São Miguel (IPSS) com a finalidade de avaliar o nível de satisfação, tanto em termos totais como em termos de dimensões. A utilização do SPSS 20.0 (Statistical Package for the Social Sciences) no tratamento dos questionários recolhidos, possibilitou a realização de várias análises estatísticas, permitindo chegar a várias conclusões importantes. Neste estudo utilizou-se o inquérito com recurso ao questionário desenvolvido por Spector (1985), denominado de Job Satisfaction Survey – JSS. Este questionário apresenta nove dimensões, baseadas em quatro itens cada, podendo variar de uma pontuação de 4 a 24; quanto à pontuação total da satisfação no trabalho, esta baseia-se na soma dos 36 itens, podendo variar de uma pontuação de 36 a 216. Os inquéritos foram entregues em seis instituições a todos os colaboradores, obtivemos taxas de respostas muito boas em duas instituições e taxas muito fracas nas restantes. A amostra constituiu-se de 139 colaboradores, traduzindo uma taxa de participação de 61%. Da análise aos resultados verifica-se a identificação de bons/elevados níveis de satisfação global e níveis bons de satisfação em algumas dimensões da satisfação dos colaboradores nas instituições. Isto serve como alicerce para o desenvolvimento e implementação de ações de modo aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores, nas dimensões com níveis menos bons de satisfação.