Browsing by Author "Meneses, Beatriz Toledo Leal Parreira de"
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- Entre a Escravatura e a Liberdade: O ensino da História na construção de uma cidadania conscientePublication . Meneses, Beatriz Toledo Leal Parreira de; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Costa, Susana Maria Goulart Pereira daO presente Relatório de Estágio, intitulado “Entre a Escravatura e a Liberdade: O ensino da História na construção de uma cidadania consciente”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do e Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade dos Açores. O relatório tem como objetivo a promoção de uma cidadania ativa e consciente, através da exploração de dois temas da disciplina de História: a escravatura e a liberdade. A sua relevância reside na contribuição para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, utilizando o ensino da História como ferramenta eficaz no desenvolvimento de valores democráticos. Trata-se de uma necessidade de superar uma pedagogia por objetivos, que conduz a abordagens meramente factuais no ensino da História, muitas vezes desconectadas da realidade dos alunos, e de enfrentar os desafios relacionados com a inclusão de passados controversos, como é exemplo, a escravatura. Este tema é fundamental para compreender as origens das desigualdades sociais e para promover reflexões que capacitem os jovens a lidar com problemas atuais tais como o racismo, a exclusão social e as lutas pelos direitos humanos. Assim, neste Relatório de Estágio é desenvolvido um estudo descritivo-interpretativo que recorre a questionários, à observação direta e ao diário de bordo como instrumentos de recolha de dados. Os dados obtidos são analisados à luz de um quadro de categorias, elaborado por mim, que favorece uma interpretação estruturada e aprofundada da realidade em análise. Os resultados das práticas pedagógicas demonstram um impacto significativo no desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva dos alunos. Observa-se uma evolução na empatia pela condição do escravo, na compreensão do conceito de liberdade e nas implicações ao nível da atualidade. Os alunos mostram-se mais despertos para as desigualdades existentes e predispostos a refletir e agir em prol da justiça e da solidariedade. Conclui-se assim, que esta abordagem educacional contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos e evidencia a importância da articulação entre a história, os valores e a cidadania, reforçando o papel do professor enquanto ser reflexivo e agente de transformação social no ensino da História.